Projeto realizado em parceria entre Inec, Banco do Nordeste do Brasil e a organização Water.org beneficiou agricultores familiares com a contrução ou reformar de soluções de acesso à água.
*Foto: Divulgação (Inec)
O Inec divulgou, no último dia 22 de junho, os resultados do programa Agroamigo Água em 2021. O projeto é fruto da parceria entre Inec, Banco do Nordeste do Brasil e Water.org e tem o objetivo de combinar tecnologias sociais de segurança hídrica, cooperação internacional e microfinanças para alcançar a melhoria na qualidade de vida das famílias agricultoras que vivem no semiárido.
O programa, que tem como público-alvo agricultores familiares, é operacionalizada pelo Inec e inserido na estrutura do Programa de Microfinança Rural (Agroamigo) do Banco do Nordeste. De acordo com o relatório de 2021, 88 mil pessoas foram beneficiadas pelo programa no NE, norte de MG e do ES, em 2021. O benefício foi alcançado através da construção/reforma de 22 mil soluções de acesso à água. Foram R$ 75 milhões investidos em segurança hídrica para famílias do semiárido, no mesmo ano.
O semiárido brasileiro ainda é um território em processo de delimitação, segundo a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), que analisou e deliberou a inclusão de 215 novos municípios na região semiárida e a retirada de 50 outros, de acordo com a Resolução CONDEL/SUDENE 150/2021.
Através do Agroamigo Água, milhares de famílias do semiárido brasileiro passaram a contar com estruturas hídricas mais seguras para suas atividades produtivas no campo e atividades domésticas. Mesmo em períodos de escassez de chuvas ou seca prolongada, é possível ter a otimização do uso desse item tão precioso e oferecendo mais qualidade de vida para todos.
Entre os itens que são financiados pelo programa, estão: cacimba, cisterna, poço, caixa d’água, reservatório de água, captação de água, tambor, tanque, filtro de água e bomba d’água
Lançamento do Relatório 2021 do INEC
Reafirmando transparência e compromisso com a sociedade, o Instito Nordeste Cidadania (Inec) lançará o seu Relatório de Atividades 2021 no próximo dia 30 de junho às 08:30, em evento que será realizado no Hotel Sonata de Iracema, em Fortaleza (CE). O documento reúne o trabalho dos quase 8 mil colaboradores em todo o Nordeste e norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, responsáveis pela operacionalização dos programas de microfinanças e também por um portfólio de projetos socioambientais, com os quais o Instituto busca cumprir a missão de promover cidadania e de fomentar o desenvolvimento sustentável.
Ao longo de 2021, foram empreendidos projetos socioambientais voltados para o incentivo à leitura e à inclusão digital através do fortalecimento de habilidades e de competências de crianças, adolescentes, jovens e adultos, a fim de favorecer o desenvolvimento humano e de comunidades e também foram realizadas ações de combate à insegurança alimentar. As iniciativas geraram benefícios para cerca de 525 mil pessoas.
O lançamento do Relatório de Atividades 2021 é, além de uma prestação de contas com sociedade, uma oportunidade para ampliar o networking dentro do escopo do terceiro setor. Da agenda ESG até as metodologias de gestão, com projetos que contemplam desde a periferia da capital até o interior do Estado do Ceará, o Inec está presente com a missão de “promover a cidadania por meio de programas socioambientais e de microfinanças com o objetivo de fomentar o desenvolvimento sustentável”.