Os Desafios de ser um Gestor de Projetos

2 de junho de 2020

Por César Ricardo A. Barreto


Gestor de Projetos, ou Líder de Projeto, essa tem sido uma função cada vez mais buscada pelas organizações nos últimos anos. Se você der um Google vai encontrar aproximadamente 19.200.000 resultados, esse é sem dúvida um tema que no mínimo chama a atenção, não é? Arrisco dizer, que é o Santo Graal no mundo corporativo contemporâneo. Mas, porque gerenciar projetos tem ganhado cada vez mais os holofotes? Será que isso é importante mesmo?

Segundo o Project Management Body of Knowledge” (PMBOK® Guide), projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Quando se diz temporário, quer dizer que os projetos têm um início e um término bem definidos. Cada projeto cria um produto, serviço ou resultado único. Partindo desse pequeno conceito, já é possível notar uma coisa muito importante, PROJETOS SÃO ÚNICOS. Embora possa haver elementos repetitivos em algumas entregas e atividades do projeto, essa repetição não muda as características fundamentais e exclusivas do projeto. Por exemplo, prédios de escritórios podem ser construídos com materiais idênticos e pela mesma equipe. Entretanto, cada projeto é único, com uma localização diferente, um design diferente, circunstâncias diferentes, partes interessadas diferentes, etc.

Dito tudo isso, já podemos notar que para ser um(a) Gestor(a) de Projetos é preciso se reinventar constantemente, uma vez que cada projeto é único não existe receita pronta, sempre vão existir mudanças e adaptar-se é um princípio primordial. 

Estamos vivenciando um mundo cada vez mais complexo, com mudanças a todo o momento, reviravoltas que mudam completamente nossas vidas. Quem imaginaria, por exemplo, que o mundo inteiro pararia por conta do COVID19? Mesmo as mentes mais perspicazes não tinham como prever uma pandemia, tão pouco prepara-se para ela. Arrisco dizer que todos os setores, todos os negócios do mundo (ou pelo menos a grande maioria) sofreu algum tipo de impacto com o vírus. Isso é apenas um exemplo, nosso mundo está cada dia mais hiperconectado e isso abriu possibilidades infinitas, ao mesmo tempo, abriu infinitas possibilidades de mudanças. 

Ser um(a) Gestor(a) de Projetos não é apenas conhecer as boas práticas de gestão, nem tão pouco ser um especialistas, para ser Líder de Projetos é preciso ter uma visão macro, lidar com constantes mudanças, harmonizando a equipe, engajando as partes interessadas e lidando com os mais diversos riscos. Se você dominar tudo isso, ainda sim, você nunca estará preparado para as surpresas que virão em seus projetos (juro que é a pura verdade). 

Fazendo uma analogia, ser um(a) Líder de Projetos para mim, é harmonizar pessoas em prol de um mesmo objetivo. É quase como ser um maestro, harmonizando cada nota para conseguir uma sinfonia. Na verdade, esse exemplo do maestro é muito interessante para olharmos com mais profundidade. Um maestro não precisa saber tocar todos os instrumentos para reger uma orquestra, assim como um Líder de Projetos não precisa conhecer todas as áreas ou ser especialista em tudo. Mas, ter um entendimento macro é essencial para harmonizar as coisas. 

Você caro leitor ou leitora, pode fazer incontáveis cursos, graduações, MBAs, certificações e etc… Mesmo que você faça tudo, leia tudo, passe em tudo, apenas terá dado um passo rumo a ser um(a) Líder de Projetos. Para ser um(a) Gestor(a) de Projetos não existe caminho fácil, ou atalho, é preciso muita força de vontade para não desistir e principalmente para adaptar-se ao ambiente, essas habilidades são essenciais para se obter o sucesso. Como nos diz o professor Leon C. Megginson em sua interpretação do livro “A Origem das Espécies” de Charles Darwin: 

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.

Leon C. Megginson

O primeiro passo é conhecer o caminho e não se amedrontar em trilhá-lo. Abraços e até nosso próximo encontro.

Publicado por:
César Ricardo A. Barreto

Gestor de Projetos Sociais, Escritor, Mentor LifeProject, Co-Founder ONG. MBA CAPM® PRINCE2 Agile® PMDPro® PgMDPro® www.gpsocial.com.br | www.linkedin.com/in/cesar-ricardo/