Projeto financiado pelo FIDA, anúnciado em 2020, começará a ser executado e prevê o apoio no manejo sustentável de água e aumento da resiliência da população do semiárido em relação às secas e aos efeitos das mudanças climáticas.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) anunciou que vai iniciar a execução do programa Semeando Resiliência Climática do Semiárido Nordestino, que visa aumentar a segurança alimentar de 250 mil famílias na zona rural do Nordeste. O projeto é financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
O portal Impacta Nordeste noticiou o lançamento do projeto Semeando Resiliência Climática em 2020, mas o programa, que tinha inicio previsto para 2022, não foi executado pelo governo de Jair Bolsonaro.
De acordo com a coluna do jornalista Guilherme Amado no jornal Metrópole, o anúncio da retomada do projeto foi feito pela diretora do BNDES, Tereza Campello, no último dia 7, em um encontro com representantes do FIDA para acordar a captação dos recursos que podem chegar a R$ 202,5 milhões e serão custeados pelo Green Climate Fund (GCF).
O projeto prevê intervenções de manejo sustentável de água e aumento da resiliência da população em relação às secas e aos efeitos das mudanças climáticas nos estados da região Nordeste do Brasil. O plano também prevê ações para a introdução de tecnologias para coleta, armazenamento e reciclagem de água, além da adoção de estratégias de diversificação produtiva.
A seleção das cerca de 250 mil famílias de pequenos agricultores a serem contempladas será o nível de pobreza com prioridade para mulheres e jovens, comunidades tradicionais e indígenas.