Ícone do site Impacta Nordeste

ChildFund Brasil abre edital para selecionar OSCs parceiras e oferece capital semente de R$ 24 mil

As inscrições estão abertas até o dia 15 de setembro e as organizações precisam atuar com crianças e adolescentes.

*Foto de capa: Marcelo Martins (Divulgação)

O ChildFund Brasil, organização que há quase 60 anos atua no Brasil na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, abriu inscrições para a terceira edição do edital “Selo Organização Parceira do ChildFund”. A iniciativa vai selecionar dez organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam na promoção dos direitos e no desenvolvimento de crianças e adolescentes para receberem um capital semente de R$ 24 mil cada. As inscrições vão até o dia 15 de setembro e o edital pode ser conferido aqui

Durante o período do apoio, as OSCs participarão de capacitações e terão acesso a materiais digitais para conhecer e aplicar a metodologia do ChildFund em suas práticas. Dentre as ações que devem ser realizadas, estão a campanha do Maio Laranja, a participação de técnicos em cursos de três temáticas prioritárias: parentalidade lúdica, proteção de crianças e adolescentes no ambiente virtual e prevenção de gravidez na adolescência, além da implementação de formações e a garantia de que crianças e adolescentes tenham acesso aos conteúdos dos cursos.

O apoio seguirá até junho de 2026 e, ao final dos processos, as organizações que cumprirem com todos os requisitos, receberão o selo e passarão a integrar o Ecossistema ChildFund de Transformação Social. Para manter a certificação, as organizações devem comprovar a aplicação efetiva dos conhecimentos adquiridos em suas atividades, realizando a entrega anual de relatórios de atividades que demonstrem à comunidade o impacto das práticas desenvolvidas. 

“As ações que as organizações têm que implementar são focadas no desenvolvimento das pessoas responsáveis pelas iniciativas, mas também dos beneficiários, que acabam se beneficiando com as capacitações, pois aprendem mecanismos para se proteger. Além do Maio Laranja, uma data que está ganhando destaque no calendário nacional e precisa ser divulgada para que, cada vez mais, pessoas estejam engajadas na defesa da criança, do jovem e do adolescente”, destaca Mauricio Cunha, presidente executivo do ChildFund Brasil.

Primeira edição do Selo alcançou 34 novos municípios

As dez primeiras organizações certificadas na primeira edição do Selo passaram a fazer parte do Ecossistema neste ano, em um evento que reuniu gestores das OSCs e a equipe do ChildFund Brasil e entregou o selo e o manual de uso. As novas parcerias permitiram que o impacto da defesa de crianças e adolescentes fosse ampliado no Brasil. Mais de 12 mil pessoas participaram dos cursos em 34 novos municípios. A campanha do Maio Laranja alcançou mais de 1 milhão de pessoas. 

“Os números são resultado de um trabalho coletivo. Cada gestor que realizou as capacitações e teve acesso aos conteúdos digitais possibilitou que crianças e adolescentes também adquirissem conhecimento e métodos para se protegerem na internet e não serem vítimas de crimes virtuais. É uma honra ter novos parceiros na luta e defesa dos jovens. Esperamos que os selos sejam renovados a cada ano e que, cada vez mais, pessoas se unam a nós”, complementa Mauricio.

Requisitos e inscrição

A participação é gratuita, mas é necessário seguir algumas regras, entre elas: atuar diretamente com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos estados de Amazonas, Roraima, Amapá, Acre, Rondônia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de comprovar experiência de pelo menos três anos.

Não podem participar partidos políticos, sindicatos, universidades, órgãos governamentais, autarquias, empresas, fundações e institutos sociais de empresas com fins lucrativos, centros clínicos e terapêuticos, escolas particulares e públicas, entidades religiosas, instituições do sistema “S” (SENAI, SESI, SESC, SEBRAE) e organizações que já possuem parceria com o ChildFund Brasil.

As organizações inscritas devem ser legalmente constituídas como OSCs, sem fins lucrativos, ter CNPJ ativo e regular, possuir Estatuto Social que explicite o atendimento gratuito e redes sociais ativas. Também é obrigatório ter capacidade instalada de estrutura e equipe para implementar as atividades junto aos beneficiários. 

As organizações interessadas em participar têm até às 23h59 do dia 15 de setembro de 2025 para preencher o formulário em anexo no edital e encaminhar para o e-mail recrutamento@childfund.org, junto à documentação solicitada. Após o período, as candidaturas serão avaliadas por um comitê de colaboradores do ChildFund Brasil e o resultado será divulgado no dia 20 de outubro de 2025, no site. Dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail cmoura@childfund.org .

Sobre o ChildFund 

O ChildFund é uma organização que atua no desenvolvimento integral, promoção e defesa dos direitos da criança, do adolescente e do jovem, criando futuros com mais oportunidades, para que tenham seus direitos considerados e alcancem seu potencial.

Diretamente, por meio de programas desenvolvidos no Brasil, seu trabalho impactou, em 2024, na vida de mais de 189 mil pessoas, entre elas mais de 83 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade. No mesmo ano, suas iniciativas alcançaram 1,3 milhão de pessoas no Brasil. Para realizá-las, a organização conta com a contribuição de pessoas físicas, por meio do programa de apadrinhamento de crianças e de doações para a causa, como o Guardião da Infância, além de parcerias com empresas, institutos e fundações que apoiam os projetos desenvolvidos.

O ChildFund Brasil faz parte de uma rede internacional associada ao ChildFund International, presente em mais de 70 países e que gera impacto positivo na vida de mais de 24,3 milhões de crianças e suas famílias.

A organização foi premiada internacionalmente em 2025 e está entre as 20 melhores no ranking brasileiro emitido pela The Dot Good, uma certificadora de projetos sociais com sede na Suíça que avalia os impactos locais e globais de ONGs em todo o mundo. No Brasil, o ChildFund já foi eleito, também, a melhor ONG de assistência social do país em 2022 e a melhor ONG para crianças e adolescentes do país por três anos (2018, 2019 e 2021) pelo Prêmio Melhores ONGs, que também a elegeu entre as 100 melhores ONGs do país por sete anos.

Sair da versão mobile