Como foi o lançamento da Rede de Investidores Sociais do Nordeste promovida pelo GIFE

25 de novembro de 2019

Por Impacta Nordeste


Na última sexta-feira (22/11), no espaço O POVO de Cultura e Arte em Fortaleza (CE), foi lançada a Rede de Investidores Sociais (RIS) do Nordeste.

Com o apoio do GIFE e liderada pela Fundação Demócrito Rocha e Instituto Diageo, a iniciativa pretende fortalecer o investimento social na região, aprofundar temáticas específicas e de interesse comum relacionadas ao ISP, estabelecendo um espaço de articulação, aprendizado e atuação colaborativa. Estiveram presentes no evento diversos representantes de organizações da sociedade civil, empresas, consultorias e academia.

José Marcelo Zacchi apresenta a atuação do GIFE e o panorama do ISP no Brasil

José Marcelo Zacchi, secretário geral do GIFE, deu inicio ao evento com uma exposição sobre o panorama do Investimento Social Privado no Brasil e o processo de funcionamento das redes temáticas no GIFE.

Em seguida, Marcos Tardin, diretor geral da Fundação Demócrito Rocha, apresentou a atuação da fundação que tem a missão de contribuir para a promoção do desenvolvimento humano por meio da educação, da cidadania e da produção cultural e incentivar o desenvolvimento social sustentável no Ceará.

Paulo Midlin apresenta o Instituto Diageo

Fechando o primeiro momento do encontro, Paulo Mindlin, gerente-executivo do Instituto Diageo, fez uma exposição sobre o recém criado instituto que possui forte atuação no Nordeste por meio da capacitação de jovens e adultos, da inclusão socio-econômica através das cadeias de valor e promovendo uma relação responsável da sociedade com as bebidas alcoólicas.

Ao longo do evento os participantes puderam apresentar a atuação de suas organizações na região, compartilharam as expectativas em relação ao grupo e fizeram sugestões para a nova RIS. Entre os assuntos apontados como prioritários, estão questões como o fortalecimento do ecossistema regional, a capacitação das organizações e a disseminação de informação em relação à temática.

Próximos passos

A proposta é o que o grupo possa se reunir periodicamente para compartilhar práticas e aprofundar as temáticas propostas. O próximo encontro, ainda sem data definida, deverá acontecer em fevereiro de 2020.

Quer conhecer algumas das organizações que estiveram presentes nesse encontro e que estão fazendo a diferença pelo Nordeste? Acesse agora o Mapeamento de ONGs do Impacta Nordeste.