NegóciosOportunidades

Conexões de Impacto discute papel dos investimentos e negócios de impacto social para retomada econômica

3 mins de leitura

Evento promovido pela Somos Um vai reunir empresários, estudantes, professores, aceleradoras e entidades do terceiro setor de todo o Nordeste, para debater a cultura e o ecossistema dos negócios de impacto.

Nos próximos dias 09 e 10 de novembro, a Somos Um – Organização de Apoio aos Negócios de Impacto Social – realizará a 1ª edição do Conexões de Impacto, um evento 100% online que vai reunir empresários, estudantes, professores, aceleradoras e entidades do terceiro setor de todo o Nordeste, para debater a cultura e o ecossistema dos negócios de impacto socioambiental positivo no País e o papel deles na economia, especialmente no processo de retomada econômica pós-crise e no combate às desigualdades sociais.

Em dois dias serão apresentadas análises, reflexões e experiências de 20 convidados, entre painelistas e palestrantes, que possuem ampla vivência e estudos acerca do tema. São empreendedores sociais, investidores, pesquisadores, acadêmicos, filantropos, além de representantes de governos, grandes empresas, institutos e organizações. O evento será transmitido ao vivo pelo canal da Somos Um no Youtube.

De acordo com Ticiana Rolim, CEO da Somos Um, e idealizadora do Conexões de Impacto, o objetivo é conectar diferentes públicos que tenham o mesmo compromisso: o de colocar o impacto socioambiental positivo no centro das decisões. Para ela, no contexto em que o Brasil e o mundo vivem atualmente, com as frequentes mudanças climáticas ameaçando a sobrevivência do planeta e o agravamento da pobreza e das desigualdades sociais, o ideal é que iniciativa privada, governos e demais atores sociais se unam e parem de medir os investimentos tendo em vista somente os riscos e ganhos financeiros, passando a colocar o impacto socioambiental no centro das suas atividades. “Se você não se preocupar com o impacto social e ambiental que sua empresa gera por consciência, terá de fazer isso por sobrevivência”, afirma.

O “Conexões de Impacto” será também uma grande oportunidade para pessoas interessadas em empreender um negócio de impacto social, ou que já empreendem e têm interesse em repensar o design estratégico do seu negócio. A partir das discussões e trocas levantadas durante o Conexões de Impacto, a expectativa dos organizadores é que todos os participantes possam vislumbrar oportunidades de formação e aceleração de empreendimentos sociais e aptos a incentivar e fomentar a participação de grandes empresas no ecossistema, bem como o desenvolvimento de um cenário cada vez mais favorável para o setor.

Para saber mais informações e fazer a sua inscrição acesse o site oficial do evento. Confira abaixo a programação completa.

Programação “Conexões de Impacto”

09/11 (Terça) – Empreendedores / 3o Setor/ Academia/ Governo

  • 14h – Abertura
  • 14h15 às 15h – Painel “Investimento Social Privado e Negócios de Impacto” – Georgia Pessoa (Instituto Humanize) e Rodrigo Pipponzi (Editora MOL), com mediação de Bia Fiúza (Somos Um);
  • 15h15 às 15h45 – Painel “Da Ideia ao Faturamento” – Gabrielle Araújo (Bom Viver) e Marcelo Coelho (Vivenda), com mediação de Profa. Daiane Neutzling (Unifor)
  • 15h50 às 16h20 – Painel “Mapas de Impacto e a Importância dos dados” – Cecília Cruz (ICE), com mediação de Ticiana Rolim (Somos Um)
  • 16h25 à 16h40 – Pocket Show – Luíza Nobel
  • 16h50 às 17h35 – “A construção de um Ecossistema de Impacto” – Porf. Milton Sousa (Unifor), Élcio Batista (Prefeitura de Fortaleza) e Padre Rino (MSMC), com mediação de Ticiana Rolim (Somos Um)

10/11 (Quarta) – Corporate/Investidores

  • 14h – Abertura
  • 14h15 às 15h – Case C.Rolim Engenharia – Painel com Tulio Notini (Yunus Negócios Sociais) e Ticiana Rolim (C.Rolim Engenharia), com mediação de Michelle Ribeiro (Somos Um)
  • 15h15 às 15h45 – Sistema B – Painel com Francine Lemos (Sistema B) e Andrea Oliveira (Positive Ventures), com mediação de Gabi Valente (Polivante Consultoria)
  • 15h50 às 16h20 – “Novos Paradigmas dos Investimentos ESG” – Painel com Marina Cançado (XP Private), com mediação de Daniel Demétrio (M7 Investimentos)
  • 16h25 às 16h40 – Pocket Show – Marcos Lessa
  • 17h00 às 17h30 – “Por que Investir em Negócios de Impacto?” – Painel com Andre Szajman e Edu Mufarej (GK Ventures), com mediação de Ticiana Rolim (Somos Um)

(*) Programação sujeita a alterações

Assine nossa neswletter