Inovação

Dia Mundial da Saúde: organizações utilizam a tecnologia para facilitar o acesso à saúde

4 mins de leitura

O Dia Mundial da Saúde é comemorado dia 07 de abril, e foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948. É celebrado para marcar a fundação da OMS e é visto como uma oportunidade pela organização de chamar a atenção mundial para um assunto de grande importância para a saúde global a cada ano. A data é reconhecida por diversos governos e organizações não governamentais com interesse em questões de saúde pública.

Anualmente, a OMS destina um tema específico para discutir e que representa uma prioridade na agenda internacional. Em 2021, a discussão é em torno da construção de um mundo mais justo e saudável e usa como exemplo a crise mundial causada pela Covid-19 e como ela aumentou as desigualdades já existentes. A campanha defende que isso não é apenas injusto: é evitável. E pede aos líderes mundiais que garantam que a equidade na saúde seja a peça central da recuperação da pandemia com condições de vida e de trabalho propícias a uma boa saúde para todos sem discriminação.

Em todo o mundo, alguns grupos não só têm acesso limitado a serviços de saúde de qualidade, mas também lutam para sobreviver com pouca renda diária, têm pior acesso a condições seguras de moradia e educação de qualidade, menos oportunidades de emprego que paguem um salário digno, desigualdade, e têm pouco ou nenhum acesso a ambientes seguros, água e ar limpos e serviços de saúde e sofrem de insegurança alimentar. Essas condições podem levar a sofrimento desnecessário, doenças evitáveis ​​e morte prematura, além de prejudicar nossas sociedades e economias.

Uma consulta virtual com um psicólogo ou um acompanhamento oncológico remoto, são alguns dos serviços que antes poderiam ser vistos como longe da realidade das pessoas, principalmente daquelas que gostam de um contato mais próximo com o médico. Mas, em tempos de um “novo normal” devido à pandemia do novo coronavírus, esses serviços se tornaram um diferencial frente a quem ainda não aderiu a essa nova forma de atendimento.

Usar a tecnologia para desenvolver ferramentas que facilitem o acesso da população a saúde e produtos, oferecendo um atendimento especializado e sem esquecer a humanização, é o desafio de muitas soluções que nasceram para oferecer esses serviços para as pessoas.

Conheça abaixo algumas soluções que facilitam o acesso à saúde:

Vittude

A Vittude é uma ferramenta que oferece terapia online conectando, dessa forma, as pessoas a psicólogos das mais diversas linhas de abordagem terapêutica, unindo tecnologia e saúde mental. A terapia online foi autorizada pelo Conselho Federal de Psicologia em 2018 e é a modalidade de atendimento psicológico que mais cresce no Brasil.

Com a missão de encurtar distâncias na busca de melhores condições de saúde e bem estar, a Vittude oferece um ambiente seguro, exclusivo para o atendimento. Nenhuma sessão é gravada, respeitando o princípio da confidencialidade entre psicólogo e cliente. A segurança garantida pela terapia online permite que você converse com seu psicólogo de qualquer lugar, utilizando o computador ou smartphone.

WeCancer

A WeCancer é uma plataforma especializada na assistência do paciente com câncer fora do centro de tratamento. O aplicativo é gratuito e ajuda a monitorar, de forma remota, pacientes oncológicos a partir de dados que eles inserem na plataforma, prevenindo pioras e idas ao pronto-socorro.

Pelo aplicativo também é possível que o paciente seja lembrado de seus medicamentos e consultas. A equipe multidisciplinar da WeCancer está disponível no chat do aplicativo para tirar dúvidas, orientar e acolher o paciente onde ele estiver.

O uso da ferramenta é gratuito para os pacientes e está disponível nas versões IOS e Android.

Missão Covid

Plataforma que realiza consulta com pacientes com sintomas de Covid-19. As consultas são gratuitas e são feitas através de vídeo com médicos voluntários. Pessoas de todo o país podem se consultar.

Para realizar uma consulta, basta fazer um cadastro no site www.missaocovid.com.br e realizar seu agendamento. Se você é médico e quer se tornar um voluntário, também pode realizar seu cadastro na própria plataforma.

MediPreço

A MediPreço é um aplicativo que oferece acesso fácil a tratamentos e educação em saúde com o objetivo de prevenir diversas doenças, através de tecnologia, dados e atendimento humanizado. 

A plataforma permite que colaboradores de empresas parceiras comprem medicamentos e produtos de saúde de uma forma simples, intuitiva e com desconto. É possível pesquisar o preço de qualquer item de farmácia, ter acesso a bula de medicamentos, etc.

Também é possível agendar a compra e receber todos os meses, de forma recorrente, opção ideal para pacientes com alguma doença crônica. O aplicativo também emite alertas para o cliente não esquecer o dia e a hora de tomar a medicação.

A entrega do produto é realizada sem taxa de entrega através de armários inteligentes, smart locker, instalados nas empresas parceiras. O colaborador destrava a porta do armário onde o item está guardado através do próprio aplicativo.

UpSaúde

A UpSaúde, startup que nasceu no Rio Grande do Norte, desenvolve soluções de saúde digital e design de serviços para a saúde. Através do aplicativo ou do site o usuário pode marcar sua consulta online na unidade básica mais próxima da sua residência, fazer check-in e preencher fichas de pré-atendimento em casa. A empresa oferece soluções para órgãos públicos da saúde para proporcionar um serviço mais ágil e preciso.

Com a plataforma, barreiras são eliminadas, redução de filas e de tempo de espera em até 90%. Também é possível o monitoramento e acompanhamento remoto em tempo real de pacientes crônicos. Dessa forma, a empresa amplia o engajamento da população ao autocuidado e prevenção.

Assine nossa neswletter