OportunidadesOrganizações

Edital Pulsante vai fortalecer as organizações que atuam pelo empoderamento cívico na América Latina

1 mins de leitura

A Pulsante, uma parceria formada pela Luminate, Open Society Foundations e Fundación Avina, está com inscrições abertas para seleção de projetos para o Fundo Para Organizações de Empoderamento Cívico. Serão selecionadas entre 5 e 6 projetos que podem solicitar recursos de 80 mil e 120 mil dólares. As organizações selecionadas poderão solicitar também, pelo período de 18 a 24 meses, apoio técnico em áreas como: comunicação, incidência política, foco em gênero, segurança digital, entre outros.

“Esperamos que este Fundo contribua para aumentar a resiliência de organizações que fortalecem o ecossistema cívico na América Latina por meio de uma cidadania ativa que possa incluir vozes tradicionalmente excluídas, influenciar nas estruturas de poder e contribuir para melhorar as democracias”, disse Felipe Estefan, Diretor de Investimentos da Luminate.

Podem se inscrever as organizações legalmente constituídas e com sede na América Latina que estejam de acordo com as seguintes propostas:

  • Organizações que atuam pela ampliação do espaço cívico, a partir de uma perspectiva online e/ou off-line;
  • Organizações que atuam pela inclusão de vozes tradicionalmente excluídas;
  • Organizações que possam ser fortalecidas institucionalmente com apoio não financeiro e que tenham capacidades e/ou potencial de fortalecer o ecossistema cívico em seus países e/ou região.

Os projetos inscritos serão avaliados com base em quatro pilares:

  • Organização: Relevância e capacidade da organização para o fortalecimento do ecossistema de inovação democrática em seus países e/ou região;
  • Consistência da proposta: A proposta deverá estar vinculada a um projeto específico que amplie o impacto da organização e potencialize o fortalecimento de suas capacidades.
  • Foco em gênero e inclusão;
  • Alinhamento da organização com os objetivos da Pulsante: Ampliar o espaço cívico; representar a voz dos setores menos representados e/ou vulneráveis na região; potencial para fortalecer o ecossistema (nacional e regional) e para trabalhar com outros parceiros).

As inscrições acontecem até o dia 30 de abril por meio de formulário online no site oficial do programa.

Essa oportunidade foi compartilhada em parceria com o portal Prosas.

Assine nossa neswletter