Economia CriativaOportunidadesOrganizações

Edital vai fomentar projetos culturais de mulheres negras

2 mins de leitura

Edital Cultural do banco BV vai selecionar projetos que fomentam as produções culturais criadas e realizadas por mulheres negras de todo o Brasil, priorizando iniciativas das regiões norte e nordeste.

*Foto por Jackson David em Unsplash

Foi lançado no último dia 13 de outubro o edital o Edital Cultural do banco BV. Com o objetivo de reduzir desigualdades de gênero e raça, a iniciativa vai selecionar projetos que fomentam as produções culturais criadas e realizadas por mulheres negras de todo o Brasil.

Serão priorizados proponentes das regiões norte e nordeste, que sejam de base comunitária (criados pela comunidade local beneficiada por suas ações) e/ou que promovam ações afirmativas em suas características históricas e de atuação sociocultural.

Podem participar projetos já aprovados pela Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal, e aptos a captar recursos em dezembro de 2021 por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, cujas ações promovam a inclusão, a participação social e a autonomia de mulheres negras. Os projetos podem ser apresentados por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) sem fins lucrativos, Organizações COM fins lucrativos, Pessoas físicas e Microempreendedores individuais (MEIs) e devem se enquadrar em uma das 3 categorias a seguir:

  • CATEGORIA 1 – FORMAÇÃO E PROTAGONISMO DE MULHERES NEGRAS: Formação de novas profissionais negras para o setor cultural; capacitação de agentes culturais para amadurecimento e fortalecimento da sua atuação; desenvolvimento artístico, por meio de bolsas de estudo, intercâmbio, consultorias e residência;
  • CATEGORIA 2 – CRIAÇÃO E REALIZAÇÃO POR MULHERES NEGRAS: Fomento a projetos culturais de mulheres negras em diferentes estágios de profissionalização e maturidade no setor cultural, visando ampliar as possibilidades de acesso à cultura, principalmente em localidades com baixa oferta de produtos e/ou equipamentos culturais;
  • CATEGORIA 3 – MEMÓRIA E FORTALECIMENTO: Fortalecimento das organizações; aquisição de equipamentos e infraestrutura; preservação de memória e patrimônio cultural; manutenção de espaços culturais e programações.

O edital distribuirá entre os projetos selecionados o valor total de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais). Os proponentes poderão solicitar até R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais) por projeto, sendo prerrogativa do banco BV decidir o valor a ser repassado a cada um deles, caso aprovados.

As inscrições seguem abertas até o próximo dia 29 de outubro e devem ser feitas por meio do portal Prosas. Clique aqui para acessar o site.

Essa oportunidade é compartilhada em parceria com o portal Prosas
Assine nossa neswletter