Oportunidades

Fórum de Advocacy e Impacto 2021 vai debater caminhos para mudanças sociais, ambientais e econômicas

3 mins de leitura

Evento vai reunir lideranças da sociedade civil e do setor privado em debates sobre mudanças socioambientais e econômicas

*Com informações de Impact Hub Brasília

O Impact Hub Brasília, integrante da maior rede mundial focada na construção de comunidades empreendedoras para impacto em escala, e a Impacta Advocacy, negócio social especializado em estratégias para trazer mudanças políticas e sistêmicas vão realização do 1º Fórum de Advocacy e Impacto.

Durante três dias, de 19 a 21 de outubro de 2021, o evento vai reunir lideranças da sociedade civil e do setor privado, ativistas, investidores sociais, pesquisadores e personalidades brasileiras e internacionais em debates sobre o papel do advocacy e os casos de sucesso na promoção de mudanças sociais, ambientais e econômicas no país e no mundo. As atrações serão transmitidas ao vivo pelo Youtube e, para receber o link, os interessados devem se inscrever no Sympla.

O Fórum de Advocacy e Impacto 2021 conta com as parcerias institucionais do Advocacy Hub, do Confluentes, do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas, do Grupo Mulheres do Brasil e do Instituto Ethos. Para as sessões do evento, já estão confirmadas as participações de Luiza Helena Trajano, presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e presidente do Grupo Mulheres do Brasil; João Paulo Diniz, presidente da Componente Holding e membro do Conselho Gestor do Pacto pelo Esporte; Jorge Gerdau, presidente do Conselho de Administração do Grupo Gerdau e presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC); Silvio Meira, cientista, professor e presidente do conselho de administração do Porto Digital; e Magic Paula, ex-presidente da Atletas pelo Brasil e vice- presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), entre outras.

O Impacta Nordeste estará presente e será representado por Marcello Santo, diretor fundador da plataforma. Sua participação será dia 21/10 às 10:30, na mesa “Cases e Causas – A agenda de impacto na realidade local”, junto com Silvio Meira, Carla Panisset (Sebrae/RJ), Alexsandro Santos (Escolado Parlamento) e mediação de Duda Scartezini, do Impact Hub Brasília.

A atuação sobre as causas-raízes das grandes questões para a sociedade, e não apenas sobre as consequências, é o grande mote do Fórum de Advocacy e Impacto 2021. “Se nós não pensarmos nas causas-raízes, teremos sempre ações paliativas, que não consolidam mudanças”, afirma Daniela Castro, diretora executiva da Impacta Advocacy. “E devemos nos perguntar se as nossas ações e estratégias estão realmente trazendo transformações estruturais. Essa é uma pergunta incômoda, mas necessária. Mudanças são complexas e exigem visão em longo prazo. Não temos tempo a perder. O Fórum de Advocacy e Impacto segue esse tema, e é gratificante a reunião de tantas instituições e pessoas na sua realização”.

Programação diversificada

Ao longo de três dias, o Fórum de Advocacy e Impacto 2021 vai detalhar estratégias de atuação em Advocacy, bem como destacar experiências bem- sucedidas em diversos campos. No âmbito das metodologias, serão abordados tópicos como planejamento, acordos e coalizões, litigância estratégica, influência em políticas públicas e a comunicação de causas.

Os debates abordarão desafios para os negócios de impacto e ativismo, além do papel dos governos e da sociedade civil. As sessões do primeiro dia (19/10) terão como temas: “Sociedade civil: será que estamos provocando mudanças?”; “Como implementar um Pacto Setorial: Case Pacto pelo Esporte”; “Coalizões e Acordos Privados: como mantê-los ativos e efetivos?”; e “Litigância Estratégica na efetivação de Direitos e Políticas”.

O segundo dia (20/10) terá em sua programação os painéis “Como Influenciar o Executivo? Implementação de políticas públicas e Delivery Units”; “Advocacy na Cultura: Case American for the Arts”; “Comunicação e Advocacy: envolvimento, engajamento e mobilização”; e “Da responsabilidade social ao impacto social: Advocacy por um novo capitalismo”. Já o dia de encerramento (21/10) trará as discussões “Influência e articulação: negócios de impacto na
agenda governamental”; “A agenda de impacto na realidade local”; e “Mulheres na Liderança de Mudanças Estruturais”.

“Jogaremos luzes sobre assuntos em evidência no Brasil e no mundo. São questões que não suportam mais ações localizadas ou pontuais, dependendo de projetos coordenados e de longo prazo para a obtenção de avanços efetivos”, comenta Deise Nicoletto, fundadora e diretora do Impact Hub Brasília. “A ideia é transformar o Fórum de Advocacy e Impacto numa referência para todos que querem efetivamente participar de uma agenda positiva. Falaremos de problemas complexos, mas que têm solução”.

Serviços

Fórum de Advocacy e Impacto 2021
Data:
de 19 a 21 de outubro de 2021
Valor: Gratuito.
Mais informações: www.forumdeadvocacy.com.br
Inscrições: https://www.sympla.com.br/forum-de-advocacy-e-impacto-
2021__1326833
 

Assine nossa neswletter