OportunidadesOrganizações

Educar para Transformar vai apoiar projetos de organizações em parceria com escolas

1 mins de leitura

Idealizado pelo Instituto MRV, o programa Educar para Transformar é um chamamento público de apoio a projetos que impactam positivamente a educação, buscando solucionar ou amenizar problemáticas sociais e promover transformação nos mais diversos contextos. Realizado desde 2016, a iniciativa já apoiou 46 projetos que impactaram mais de 160 mil pessoas direta e indiretamente em dez estados do Brasil.

Assim como as edições anteriores, a 8ª edição foi idealizada para promover transformações por meio da educação, estimulando aprendizados e mudanças culturais em seus públicos diretos e indiretos. O edital selecionará 5 (cinco) projetos de Organizações da Sociedade Civil (OSC). Cada projeto vencedor receberá R$200.000,00 (duzentos mil reais)

As organizações deverão apresentar projetos em parceria com escolas das redes públicas de ensino fundamental II e médio, que impactem positivamente o ambiente escolar nos mais diversos contextos, promovendo a escola como comunidade de aprendizagem e fortalecendo as práticas pedagógicas dos professores por meio das Metodologias Ativas.

As Metodologias Ativas focam no processo de ensino-aprendizagem que permitem a participação ativa de todos os envolvidos, destacando o estudante como protagonista do seu próprio aprendizado.

O programa consiste em três eixos:

  • Apoio ao projeto desenvolvido em parceria com uma ou mais escolas das redes públicas de ensino fundamental II e/ou médio;
  • Capacitações em empreendedorismo social e auxílio no desenvolvimento da estratégia de criação de um produto ou serviço, ou aperfeiçoamento de algo já existente da OSC, com o objetivo de trilhar o caminho da autossutentabilidade da organização. Além de mentorias de lideranças da MRV&CO;
  • Apoio do Instituto iungo, oferecendo formações para os professores participantes dos projetos e a participação em palestras, debates e desenvolvimento de estudos em educação.

Ao longo dos dois anos do programa, os projetos das OSCs nas escolas e a aplicação dos recursos serão acompanhados por representantes do Instituto MRV remotamente e presencialmente. Simultaneamente, as capacitações serão à distância.

Para acessar o edital completo e inscrever o seu projeto, acesse a página oficial do programa no site do Instituto MRV. As inscrições vão até as 17h do dia 10 de setembro de 2021 (horário de Brasília).

Essa oportunidade é compartilhada em parceria com o portal Prosas
Assine nossa neswletter