InovaçãoNegócios de impactoOportunidades

Estão abertas as inscrições para os programas de aceleração InovAtiva e InovAtiva de impacto 2024

2 mins de leitura

Coordenado pelo MDIC, a iniciativa oferece 280 vagas para o primeiro semestre deste ano nos programas de aceleração InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental. Empreendedores interessados podem se inscrever até 3/3.

*Foto de capa: Site InovAtiva

Estão abertas as inscrições para o InovAtiva Brasil e o InovAtiva de Impacto Socioambiental, dois programas de aceleração de negócios inovadores. Coordenados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), os programas oferecem suporte gratuito para empreendedores que buscam impulsionar seus projetos de inovação. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 3 de março.

O InovAtiva Brasil, considerado o maior programa de aceleração de startups da América Latina, selecionará até 200 negócios de todo o país para sua primeira edição do ano, abrangendo as fases de validação, operação e tração. Já o InovAtiva de Impacto Socioambiental focará em até 80 startups que tenham como missão gerar impacto social ou ambiental positivo. Ambos os programas oferecem capacitação, conexão e mentorias gratuitas, sem a exigência de participação societária.

Luiz Gondin, diretor de Transformação Digital, Inovação e Novos Negócios da Secretaria de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, destaca que os programas de aceleração do Hub InovAtiva estão abertos para negócios inovadores em todo o Brasil, mobilizando startups, mentores, investidores e outros atores do ecossistema empreendedor. “A cada edição, fica mais evidente que são programas importantes no sentido de apoiar empreendedoras e empreendedores a transformar seus projetos inovadores em negócios promissores”, conclui Godin.

Desde sua criação em 2013, o InovAtiva já acelerou mais de 3.800 startups em todo o país, conectando mais de 2.000 delas a investidores. Paulo Puppin, Coordenador de Startups no Sebrae Nacional, ressalta a importância do programa em disseminar o empreendedorismo inovador por todo o território nacional, proporcionando soluções desenvolvidas localmente com alcance global. “O InovAtiva se mostra relevante não só em números, mas também em seu alcance em todo território nacional. Percebemos diversos sotaques dos empreendedores e dos mentores”, destaca Paulo.

Os ciclos dos programas InovAtiva acontecem ao longo de seis semanas intensivas, divididas em duas etapas: Aceleração e Conexão. Durante a Aceleração, os empreendedores têm acesso a mentorias individuais e coletivas, conteúdos sobre empreendedorismo e atividades de conexão. A etapa culmina no InovAtiva Day, evento que oferece palestras, painéis e treinamentos de pitch. As soluções com maior potencial avançam para a etapa de Conexão, onde recebem mentorias especializadas para o desenvolvimento de seus negócios. O ciclo é encerrado no InovAtiva Experience, em São Paulo, que oferece oportunidades de networking e feedback de mentores.

Os participantes do InovAtiva de Impacto Socioambiental recebem capacitação específica, mentoria com especialistas na área socioambiental e são conectados a investidores interessados em apoiar soluções no setor.

Os empreendedores interessados podem ler o edital completo e realizar a sua inscrição acessando o site oficial do programa clicando aqui.

Assine nossa neswletter