ONGsOportunidades

Fórum Brasileiro de Impacto Coletivo aproxima atores distintos para alcançar a mudança social

2 mins de leitura

Evento online, que acontece nos dias 29 e 30 de setembro, irá apresentar o conceito do Impacto Coletivo como metodologia eficaz para a solução de problemas complexos

Estão abertas as inscrições para o Fórum Brasileiro de Impacto Coletivo. É a primeira edição realizada no Brasil do Fórum já consolidado internacionalmente. O evento online será realizado nos dias 29 e 30, das 9h às 12h, e irá apresentar o conceito do Impacto Coletivo como metodologia eficaz para a solução de problemas complexos. A participação é gratuita e a inscrição está disponível neste link. O Fórum será transmitido nas redes sociais da United Way Brasil: YouTube, Facebook e LinkedIn 

Fora do País, o Fórum já acontece desde 2014. No Brasil, ele é uma iniciativa da United Way Brasil em aliança estratégica com Collective Impact Forum da FSG, Aspen Institute e GIFE, com o apoio na disseminação do conhecimento do Instituto Sabin, e apoio da Fundación Femsa e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

A metodologia Impacto Coletivo aproxima atores distintos, de forma estruturada, para alcançar a mudança social. Entre os participantes já confirmados para o encontro, que irão compartilhar suas experiências, estão Adam Kahane, diretor da Reos partner e especialista em transformação sistêmica e solução de conflitos, e Nina Silva, sócia e fundadora do Movimento Black Money. 

Programação

Nas duas manhãs do Fórum, os temas serão divididos em contextualização e prática do Impacto Coletivo. Confira a programação:

29/09 – O futuro é colaboração

Contextualização, solução e exemplos:
Adam Kahane, especialista em transformação sistêmica e solução de conflitos.
Nina Silva, sócia e fundadora do Movimento Black Money.
John Kania, um dos criadores da metodologia de Impacto Coletivo.
Impacto Coletivo na prática e seus resultados com organizações de Salt Lake City, Canadá e México.
Lançamento de publicações com Instituto Sabin.

30/09 – Impacto Coletivo é a solução

GIFE apresenta Filantropia Colaborativa – uma análise do terceiro setor brasileiro no pós-pandemia.
GOYN (Global Opportunity Young Network) – Processos colaborativos em temas estratégicos: um caso de inclusão produtiva de jovens de São Paulo, Mombassa e Bogotá.
Painéis paralelos sobre financiamento de iniciativas colaborativas no Brasil:
Avaliar iniciativas de Impacto Coletivo: experiências e aprendizados.
Colaboração em tempos de crise com IDIS, MIlwaukee e Colômbia Cuida da Colômbia

A mestre de cerimônia será Amanda Oliveira, fundadora do Instituto As Valquírias, que atua em três frentes: Organização Social, Banda Musical e Negócios de Impacto Social. A organização corre contra o tempo para garantir que os instrumentos musicais e o acesso à educação de qualidade cheguem antes das armas às crianças em situação de vulnerabilidade social.