ONGsOportunidades

Fundo Casa lança chamada para projetos que fortalecem comunidades na busca por direitos socioambientais

1 mins de leitura

A chamada faz parte do Programa Casa Comunidades, que têm como principal objetivo impulsionar projetos que ampliem a autonomia de organizações comunitárias, possibilitando que as comunidades sejam protagonistas em suas iniciativas socioambientais.

Estão abertas as inscrições para a chamada Fortalecendo comunidades na busca por direitos socioambientais: Justiça climática e de gênero, iniciativa do Programa Casa Comunidades, do Fundo Casa Socioambiental. Os apoios do Programa Casa Comunidades possuem como principal objetivo impulsionar projetos que ampliem a autonomia de organizações comunitárias, possibilitando que a comunidade seja protagonista em suas iniciativas socioambientais, seja no meio rural ou urbano.

A chamada possui como eixos prioritários a justiça climática, a defesa de direitos socioambientais frente ao avanço do desmatamento provocado por diversos vetores (agronegócio, mineração, grandes projetos de infraestrutura) e gênero e meio ambiente, fortalecendo a presença de mulheres na luta por justiça socioambiental.

Podem participar associações comunitárias e organizações socioambientais de base, com orçamento anual de até R$ 150.000,00, que atuem com enfoque socioambiental nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul. Serão apoiados até 19 projetos de até R$ 35.000,00 (trinta e cinco mil reais) cada.

Quer ajuda para elabora o seu projeto? Confira esse vídeo produzido pelo Fundo Casa Socioambiental.

Serão priorizados projetos de comunidades tradicionais: indígenas, quilombolas, pescadores artesanais e extrativistas, assim como o grau de vulnerabilidade das comunidades relacionado a conflitos de terra. Também serão priorizados projetos que contemplem a efetiva participação das mulheres, seja na execução das atividades, na composição em cargos de tomadas de decisão nas organizações, bem como ações de saúde e autocuidado para com as mulheres e ações que combatam a violência contra as mulheres.

As inscrições vão até o dia 31 de março de 2023. Confira todos os detalhes e saiba como inscrever seu projeto na página oficial da chamada.