A série Fortalecimento de Capacidades conta com 6 vídeos que auxiliam desde a elaboração do projeto até a prestação de contas.
*Com informações de Fundo Casa Socioambiental
Escrever e executar um projeto pode ser complicado à primeira vista. Para que uma organização da sociedade civil possa captar recursos em editais e chamadas de projetos é necessário que a casa esteja em ordem e que as documentações estejam em dia. Antes de vencermos os desafios socioambientais é necessário vencer também as burocracias do dia a dia.
Foi pensando, justamente, em fortalecer organizações que queiram desenvolver suas capacidades para gerir projetos com excelência que o Fundo Casa Socioambiental, em parceria com a SER, criou a série de vídeos “Fortalecimento de Capacidades”. A série, que é composta por 6 episódios, busca melhorar as capacidades de organizações em crescimento, descomplicando os termos e processos que envolvem a escrita do projeto, captação do recurso, prestação de contas, gestão institucional da organização, entre muitos outros temas importantes. Cristina Orpheo, diretora executiva do Fundo Casa e idealizadora da série, ressalta que “os vídeos buscam mostrar as boas práticas na gestão da organização bem como na gestão dos projetos, e tem como objetivo principal chegar nos lugares mais distantes, onde existam dificuldades para a participação em oficinas presenciais”.
O conteúdo da série foi criado pelo Fundo Casa, mas pode auxiliar na gestão de projetos apoiados por qualquer outro financiador, levando em consideração que muitos processos são iguais ou similares. Para Rodrigo Montaldi, gestor de programas do Fundo Casa, “a série é quase um manual de como elaborar um projeto, de como fazer a gestão e de como prestar contas. Acho que um dos grandes diferenciais do material produzido tem a ver com a forma clara de tratar um assunto que é denso, muitas vezes difícil de assimilar, porque trata da gestão e seus detalhes, informações que podem passar despercebidas numa formação, por exemplo. Os vídeos trazem isso de forma didática, como um passo a passo.”
Nossa parceira neste trabalho, a SER, é especializada na criação colaborativa de iniciativas inovadoras que promovem o desenvolvimento local, com impacto positivo e sustentabilidade. Atualmente, todo projeto aprovado pelo Fundo Casa é convidado a participar de oficinas, e a SER traz toda sua experiência e dedicação para nos apoiar neste processo. Para Iracema Marques, diretora executiva da SER, “A impressão que temos quando estamos ministrando as oficinas é que alguns grupos não tinham consciência da profundidade que eles podem alcançar sendo apoiados e da importância que é o acesso a essa informação para o fortalecimento organizacional deles.” A partir dessa experiência, a SER pôde ser mais assertiva na compilação do conteúdo, dando profundidade nas questões que geram as dúvidas mais frequentes.
“Tem sido um enorme aprendizado ver como o Fundo Casa leva a escuta e o cuidado com os grupos a um outro nível, não é apenas o apoio financeiro. O apoio ultrapassa essa linha financeira e a gente tem visto como isso tem sido importante para os grupos.” conclui Iracema.
O Fundo Casa acredita que é preciso criar condições para que os grupos consigam administrar seus recursos dentro de boas práticas na gestão, e nada como aliar a disponibilidade de recursos financeiros juntamente com a disponibilização de informações e ferramentas que facilitem a gestão.
A série já está disponível no YouTube. Curta os vídeos e compartilhe com outros grupos que também desejam fortalecer suas capacidades em gestão de projetos!
Confira os temas dos episódios:
2 – Orçamento, Contrapartidas e Contrato
3 – Gestão Financeira, Prestação de Contas e Comprovações Fiscais: Observações
4 – Conceitos, Formas Jurídicas e Imunidade Tributária
5 – Estatuto Social, Assembleia e Registro de Atas
6 – Regularidade Fiscal e Administrativa e Auditoria Externa Gestão Institucional