Impacta+InovaçãoNegócios de impacto

Startup de impacto do interior da Bahia desenvolve sistemas de gestão para a saúde pública

4 mins de leitura

Sysvale desenvolve soluções que buscam resolver problemas e proporcionar melhor atendimento na saúde pública e privada

*Foto de capa: CEO: Cadu Guimarães, Eugênio Marques, fundador da Sysvale e atual Product Owner da empresa, a secretária da SECTI — BA Mara Souza, Sócrates Santana, assessor na SECTI — BA e Carlos Neiva da ADEAP (Divulgação)

Em 2014, no curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, no município de Juazeiro (BA), dois alunos se uniram a um professor com a vontade de empreender e gerar impacto. Um deles, inclusive, já entrou na universidade com o objetivo específico de conhecer, dentro do curso, seus possíveis sócios. E foi isso que aconteceu. Através de um Acordo de Cooperação Técnica, Eugênio Marques, Geidson Benício Coelho e Denisson Leal se dedicaram a construir gratuitamente um produto que atendesse à necessidade que o município de Petrolina tinha em relação à Atenção Básica. Assim nasceu a Sysvale.

O resultado desse trabalho criou o produto mínimo viável do produto Cidade Saudável. O Acordo de Cooperação Técnica deu a Petrolina a oportunidade de utilizar a ferramenta sem custo para o município e a Sysvale a possibilidade de conquistar o Atestado de Capacidade Técnica, um documento que comprova que um produto foi testado e aprovado por um município. A partir dele a startup teve a oportunidade de participar de licitações.

Impactando positivamente a saúde e levando os serviços públicos a mais cidadãos

A Sysvale é uma startup de tecnologia, voltada para o segmento da saúde, com produtos para o setor público e privado. Ela atua prioritariamente oferecendo soluções em saúde pública nas áreas da Atenção Primária, Vigilância Epidemiológica, o Previne Indicadores e Regulação. Um desses produtos é o Cidade Saudável, criado pelos sócios ainda na universidade, e que já é um produto maduro e recomendado por municípios que desejam ter otimizado o trabalho na área da saúde pública.

Plataforma Cidade Saudável (Divulgação).

“Nosso trabalho permite à gestão ter uma visualização atualizada de cidadãos e condições de saúde que precisam de atendimento. Por exemplo: a gestão municipal pode realizar, através de nossa solução, uma busca de mulheres com câncer de colo de útero, da mesma maneira como pode mobilizar as equipes para chegar na porta da casa dessas pessoas e realizar os devidos procedimentos de acompanhamento. Essa busca ativa pode se dar com qualquer perfil: diabéticos, hipertensos, gestantes, etc. Isto permite grande adequação ao perfil priorizado pela Secretaria Municipal de Saúde. Como resultado, impactamos positivamente a saúde, levando os serviços públicos a mais cidadãos”, Eugênio Marques, um dos fundadores da Sysvale.

A startup também apresenta outros impactos positivos, como o módulo Central de Marcação, que permite eliminar as filas físicas de marcação. Outro destaque também é que a partir dos resultados possibilitados pelo uso da ferramenta, os municípios desempenham melhora na saúde pública e conquistam mais recursos financeiros, gerando dessa forma um ciclo virtuoso de qualificação de saúde e universalização de atendimentos. 

Negócio que gera impacto na população

O trabalho desenvolvido pela Sysvale já impactou positivamente 2.091.488 pessoas. Ao todo, são 557.792 famílias melhor assistidas devido ao uso da solução. “Gostamos de destacar o valor dos 5.521 profissionais de saúde que trazem esse resultado. Impacto é isso: várias pessoas, empresas e organizações se associando de maneira colaborativa para atingir um resultado. Além de falar da abrangência do impacto, é importante trazermos também o que significa ele: de maneira prática, conseguimos reduzir em 48% a taxa de mortalidade infantil em Marechal Deodoro, em Alagoas, e conseguimos eliminar a fila da regulação na cidade de Mairi, na Bahia”, afirmou Eugênio.

Impacto é isso: várias pessoas, empresas e organizações se associando de maneira colaborativa para atingir um resultado. 

Recentemente, a startup foi contemplada pela Sitawi para captar recursos via plataforma de empréstimo coletivo. “Foi com felicidade que recebemos, este ano, o contato da Sitawi para conversarmos sobre nossa empresa. Desde que começamos a passar por acelerações, a Sitawi se apresentou como uma organização séria, reconhecida nacionalmente por apoiar empresas que realmente buscam o impacto social. A concretização desse reconhecimento nos enche de certeza de que estamos trilhando o caminho certo. É com ansiedade que acompanhamos a captação de investimento, o que é natural, pois é a primeira vez que participamos de uma rodada. Mas, além da ansiedade, vem também um sentimento bom de confiança: existem pessoas empenhadas em serem a mudança que querem ver no mundo, e o apoio financeiro dessas cidadãs e cidadãos é o motor para conseguirmos levar nossos resultados positivos para ainda mais municípios”. 

Equipe da Sysvale na Campus Party Petrolina (Reprodução: arquivo pessoal).

De acordo com Eugênio, o recurso captado será direcionado para um motor de vendas mais robusto. “Atualmente temos um produto maduro e recomendado pelos municípios. De maneira frequente chegam até nós contatos de gestores que conheceram o Cidade Saudável em outro município, gostaram dos resultados e se interessaram por conhecer a solução. Chegamos aonde chegamos com a ajuda de poucos parceiros e apenas dois vendedores internos. Queremos trazer mais consultores comerciais para a empresa e criar condições para a implantação do Cidade Saudável sem dependência externa. Com certeza, essa é a melhor maneira de fazer com que nosso produto chegue ainda mais longe e conquiste mais resultados positivos”. 

Quer ser tornar um investidor da Sysvale? Seu dinheiro pode ser gerador de uma economia mais justa e sustentável além de obter retorno financeiro. Acesse o site da Plataforma de Empréstimo Coletivo da Sitawi e saiba mais!

Para o futuro, a Sysvale entende como um fator importante para a consolidação dos seus produtos e presença no B2B.  “Sabemos que a diversificação dos clientes é um fator relevante para a robustez da empresa. Além disso, queremos trazer para nossos produtos características que acompanhem evoluções tecnológicas, que estejam baseadas em boas práticas e que permitam o fomento a novos talentos. A efervescência da inovação na nossa região deve ser alimentada, por isso entendemos que criar um ambiente de inovação tecnológica no Vale do São Francisco é um aspecto que nos consolida regionalmente como protagonistas bem como nos mantém alertas às tendências”, finalizou.