Por Impacta Nordeste
Foto: Photo by NESA by Makers on Unsplash
O Black Founders Fund, criado pelo Google for Startups, vai apoiar até 30 empreendimentos geridos por pessoas negras em todo o Brasil.
Na quarta-feira, 09, o Google anunciou o lançamento da Black Founders Fund, fundo de investimentos criado pelo Google for Startups que visa incentivar a diversidade racial no ecossistema de startups, apoiando empreendedores negros e negras que estão em busca de capital para investir no negócio.
A iniciativa surge como meio necessário e urgente de apoio para dezenas de empreendedores negros que sentem dificuldade de conseguir crédito para montar seu próprio negócio, como mostra o estudo O Empreendedorismo Negro no Brasil, realizado pela PretaHub, PlanoCDE e JP Morgan.
Segundo a publicação, cerca de 30% dos empreendedores negros afirmam que tiveram seu pedido de crédito negado sem nenhuma explicação e, por isso, tiveram que recorrer a poupança própria ou a ajuda financeira de amigos e familiares para iniciar o negócio.
Ao longo de 18 meses, o Black Founders Fund vai destinar R$ 5 milhões entre 30 startups de todo o Brasil fundadas e lideradas por pessoas negras. Segundo informações do Google, os investimentos serão feitos de acordo com estágio do negócio e necessidades atuais declarados no formulário de inscrição.
As startups qualificadas para receber o aporte devem possuir negócios já em operação (produto ou serviço) com número expressivo de usuários e clientes e estar em busca de investimentos seed (capital semente).
Entre os critérios de avaliação estão o uso de tecnologia como base da solução desenvolvida pela startup, potencial de impacto, além de visão e objetivos alinhadas entre o time da empresa.
O Google destaca ainda que sua participação no processo será apenas como facilitador entre as startups inscritas e potenciais investidores, portanto, não terá participação societária nas startups selecionadas, bem como retorno financeiro.
Para acessar o formulário de inscrição e conferir maiores informações sobre o Black Founders Fund, clique aqui e confira a página oficial.
Primeiras empresas
E-commerce de produtos de cultura afro, com foco em impacto social. A plataforma busca criar um ecossistema colaborativo entre vendedores e compradores multiculturais.
HR Tech para serviços criativos sob demanda. Usando algoritmos e curadoria especializada, a plataforma conecta, de forma ágil e segura, freelancers a empresas que precisam de serviços.
Aplicativo de delivery que busca fortalecer o comércio local a fim de gerar oportunidades, renda e comodidade para moradores de regiões periféricas. A empresa que nasceu em Salvador foi uma das ganhadoras da 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais na categoria “Um mundo justo, seguro e sem pobreza”. Você pode conferir a matéria especial que fizemos sobre a TrazFavela clicando aqui.
Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!