ONGsOportunidadesSustentabilidade

Inscrições abertas para o Edital Socioambiental 2023 da Elera Renováveis

2 mins de leitura

Em sua 14ª edição, o edital vai apoiar com até R$100 mil organizações com projetos voltados para mudanças climáticas e desenvolvimento local, valorização do capital humano e econômico e segurança hídrica.

Estão abertas as incrições para o Edital Socioambiental 2023 da Elera Renováveis. A 14ª edição do edital vai selecionar projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades vizinhas aos ativos da Elera. Nesta edição, serão selecionados até 5 projetos, apoiados com recursos próprios da Elera por meio de doação de até R$100 mil reais para cada projeto.

Podem participar projetos executados em todo o país, com priorização para aqueles realizados em municípios onde a Elera atua, desenvolvidos por organizações sociais sem fins lucrativos (OSC) e cooperativas sem fins de lucro, registradas há pelo menos 1 ano, com experiência comprovada em execução de projetos sociais e, pelo menos, 1 funcionário registrado. Não há limite máximo de projetos a serem inscritos pela mesma organização.

No Nordeste, a Elera atua nos seguintes locais:

  • Bahia: Guanambi; Caetité; Igaporã.
  • Ceará: Trairi; Limoeiro do Norte; Tabuleiro do Norte.
  • Paraíba: Santa Luzia
  • Rio Grande do Norte: Parelhas; Santana do Seridó; São José do Sabuji; Parazinho; João Câmara.

Os projetos apoiados devem se relacionar a, ao menos, um dos seguintes eixos estratégicos do edital:

  • Mudanças climáticas e desenvolvimento local: Objetiva o fortalecimento de modelos de produção, prestação de serviços e formação de redes solidárias, que valorizem os territórios como espaços de organização autônomos, inclusivos e participativos, em uma perspectiva de equilíbrio entre produção, consumo e meio ambiente: Agricultura familiar, gestão de resíduos sólidos e educação ambiental.
  • Valorização do capital humano e econômico: Objetiva o desenvolvimento humano integral, seu preparo para o exercício da cidadania, respeito ao meio ambiente, promoção dos direitos humanos e qualificação para o acesso ao trabalho decente. Nesse contexto, a educação é entendida, de forma ampla e inclusiva, como estratégia de enfrentamento às desigualdades, promovendo a articulação entre os diversos atores sociais envolvidos nos processos formativos: Educação para o trabalho, educação para direitos humanos, educação para a inclusão social.
  • Segurança hídrica: Objetiva promover o acesso universal e a sustentabilidade do uso da água, fator crítico para a garantia da vida e para o desenvolvimento humano, tanto no campo, como nas cidades. Inclui ações ligadas à gestão de recursos hídricos e ao uso racional da água no que tange à conservação e/ou melhoria da disponibilidade de água em termos de qualidade e quantidade, incluindo a proteção de nascentes e matas ciliares: Gestão dos recursos hídricos, acesso à água.

As inscrições vão até às 18h do dia 07 de julho de 2023. Confira o edital completo e faça a sua inscrição pela plataforma Prosas.

Assine nossa neswletter