ONGsOportunidades

Instituto Sabin lança programa de capacitação para ONGs que atuam com causas de saúde e educação

2 mins de leitura

Inscrições para o processo seletivo do Programa Saúde+ acontecem até 06 de maio.

A edição de 2022 do Programa Saúde+ encontra-se com as inscrições abertas para o processo seletivo de ONGs de cidades previamente selecionadas. No Nordeste, podem participar ONGs da Bahia com atuação nos municípios de Camaçari, Lauro de Freitas, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. O Saúde+ é uma iniciativa do Instituto Sabin e é realizado em parceria com a Phomenta. As inscrições no processo seletivo podem ser realizadas pelo endereço https://www.saudemais.org.br/saudemais2022, até o próximo dia 6 de maio.

Este ano, o Programa capacitará 16 ONGs que atuam com as causas de saúde e educação e com os públicos crianças, adolescentes, mulheres, pessoas com deficiência, idosos e LGBTQIA+. O Programa é 100% gratuito.

Temas como Gestão Ágil, Geração e Receita, Voluntariado Estratégico e Inovação serão trabalhados entre maio e outubro em módulos realizados em formato online, com muita atividade prática, exercícios dinâmicos e trocas entre as organizações participantes.

As ONGs selecionadas do Saúde+ têm a possibilidade de participar do processo de Certificação Internacional em Boas Práticas de Transparência e Gestão realizada pela Phomenta seguindo os padrões internacionais ICFO. 

Processo seletivo

O processo seletivo é composto por várias etapas, incluindo a participação em sessões explicativas online que detalham como serão os critérios para a admissão no Programa. As ONGs interessadas em participar do Saúde+ 2022 devem estar atentas a todas as etapas que são eliminatórias.

Inicialmente 28 ONGs serão escolhidas para a segunda fase do Programa que finalmente selecionará as 16 organizações participantes que serão capacitadas entre julho e outubro de 2022. 

Programa provoca ONGs para que coloquem em prática seus projetos

A Cidade dos Meninos, ONG de Campinas que acolhe, educa e promove ensino profissionalizante a crianças  e adolescentes em situação de risco, idealizou um empreendimento, o Café Social, durante o Programa Saúde+. A iniciativa, hoje uma realidade, é uma cafeteria que comercializa salgados, doces, lanches e bolos que são produzidos dentro da própria ONG pelos atendidos. Trata-se de uma ótima forma de fortalecer o ensino profissionalizante ao mesmo tempo em que o retorno financeiro garante a sustentabilidade do projeto.

Encontros são conduzidos por profissionais da Phomenta

O Instituto Sabin renovou a parceria com a Phomenta para a condução do Programa Saúde+ 2022.

A Phomenta é um negócio de impacto que leva educação em gestão e inovação para que empreendedores do 3º setor resolvam os desafios mais complexos da sociedade brasileira.

Em 2021, a Phomenta proporcionou Programas de formação e capacitação para 269 Organizações de 110 cidades brasileiras, impactando diretamente mais de 274.000 beneficiários atendidos mensalmente por essas ONGs, além de 10.000 colaboradores e 37.000 voluntários.