Sustentabilidade

Julho Sem Plástico: Um movimento pela sustentabilidade

4 mins de leitura

Durante o mês de julho, indivíduos, comunidades e empresas são convidados a refletir sobre o papel ativo que temos nos impactos causados pelo consumo do plástico, especialmente os descartáveis. 

O plástico, uma inovação revolucionária do século XX, foi criado com a finalidade de trazer praticidade e versatilidade ao cotidiano da sociedade moderna. No entanto, a crescente produção e o uso indiscriminado de plástico resultaram em consequências ambientais negativas.

Um dos principais problemas associados ao plástico é o seu tempo de decomposição na natureza. Enquanto materiais naturais, como papel e alimentos orgânicos, se decompõem em questão de semanas ou meses, um resíduo plástico pode levar centenas de anos para se desintegrar completamente. Esse tempo de decomposição prolongado significa que o plástico persiste no meio ambiente por gerações, poluindo solos, rios, oceanos e afetando negativamente a fauna e a flora.

E é nesse contexto que surge o Julho Sem Plástico, um movimento global que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o impacto devastador que o uso excessivo de plástico tem sobre o meio ambiente e incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis em nosso cotidiano. Durante todo o mês de julho, indivíduos, comunidades e empresas são convidados a se engajar, comprometendo-se a reduzir ou eliminar o consumo de plástico descartável.

Como você pode contribuir para esse movimento?

Participar da campanha Julho Sem Plástico é uma forma poderosa de contribuir para a saúde do planeta. O consumo consciente é a chave para diminuir a demanda por plástico. Algumas ações práticas que podemos implementar são:

1. Recusa de plásticos descartáveis: Evitar o uso de sacolas, copos, talheres e canudos de plástico é uma das principais atitudes a serem adotadas. Em vez disso, opte por alternativas reutilizáveis, como sacolas de pano, garrafas de água de metal e canudos de aço inoxidável ou silicone.

2. Compras conscientes: Prefira produtos com embalagens sustentáveis, como vidro, papel ou materiais biodegradáveis. Optar por comprar a granel também é uma excelente maneira de reduzir o desperdício de embalagens plásticas.

3. Reutilização e reciclagem: Dê uma nova vida aos objetos de plástico que já possui, reutilizando-os sempre que possível. Certifique-se de descartar corretamente os resíduos plásticos, encaminhando-os para a reciclagem, garantindo que não cheguem aos oceanos.

4. Incentive mudanças em sua comunidade: Engaje amigos, familiares e colegas de trabalho na campanha Julho Sem Plástico, compartilhando informações sobre a importância de reduzir o consumo de plástico e participe de eventos ou iniciativas locais que promovam a sustentabilidade.

Esse é apenas o começo! Para além do mês de julho, podemos adotar hábitos que reduzam significativamente o uso de plástico e promovam a sustentabilidade.

Embora o Julho Sem Plástico seja um passo importante para iniciar mudanças positivas, a jornada em direção a um futuro mais sustentável não termina em julho. Podemos adotar hábitos mais conscientes e sustentáveis a longo prazo, como:

1. Consumo consciente: Pense duas vezes antes de comprar produtos desnecessários e que geram muito lixo plástico. Priorize a qualidade sobre a quantidade, escolhendo itens duráveis e de fontes responsáveis.

2. Apoie a economia circular: Prefira empresas que adotem práticas de economia circular, que visam reduzir o desperdício e prolongar a vida útil dos produtos.

3. Engaje-se politicamente: Cobrar dos governos políticas públicas que incentivem a redução do plástico e promovam a transição para uma economia mais sustentável.

4. Educação contínua: Continue se informando sobre as questões ambientais, participe de eventos, palestras e debates sobre sustentabilidade e compartilhe esse conhecimento com outras pessoas.

Ainda sobre a conscientização através da educação, um documentário essencial para aprender mais sobre a problemática do plástico é “A Plastic Ocean” (Um Oceano de Plástico). A obra expõe a realidade alarmante da poluição plástica nos oceanos, destacando as consequências devastadoras da poluição plástica nos oceanos e a urgência de tomarmos medidas para reverter essa situação.

Disponível no Youtube

Você também pode gostar:Documentário BBC: Nós, os ratos de laboratório História do Plástico (LEGENDADO)

O movimento Julho Sem Plástico é uma oportunidade para reavaliarmos nossos hábitos e repensarmos nossa relação com o plástico, mas não deve se limitar a apenas um mês. A crise climática e ambiental requer ações consistentes e contínuas. Cada um de nós pode fazer a diferença ao adotar práticas mais sustentáveis em nosso dia a dia. 

É fundamental reforçar a importância de democratizarmos o debate sobre a crise climática para que juntos possamos construir alternativas plurais e capazes de criar um novo cenário, entendendo as diferentes formas em que as diferentes camadas da sociedade são afetadas por problemas ambientais.

É hora de assumirmos a responsabilidade coletiva e agir em prol de um futuro mais limpo e saudável para as gerações presentes e futuras. Juntos, podemos criar um impacto positivo duradouro, protegendo o ecossistema do planeta que chamamos de lar. A mudança começa agora.

Hidelgann Araújo. Fascinado pela área de comunicação e atuante do terceiro setor, utiliza suas duas grandes aspirações para gerar impacto positivo e transformação social em sua comunidade. Como Embaixador Politize! fundou a primeira embaixada do Piauí, tornando a educação política mais acessível e plural em sua cidade gerando impacto direto no cenário social ao seu redor.

Hidelgann faz parte da Rede Impacta Nordeste.