DiversidadeEconomia CriativaInovação

MINAs: Iniciativa do Porto Digital impulsiona equidade de gênero no ramo de tecnologia e economia criativa

4 mins de leitura

Com o intuito de impulsionar a entrada e permanência de mulheres empreendedoras, profissionais e pesquisadoras no Ecossistema de Inovação de Pernambuco, o Porto Digital criou o MINAs – Mulheres, Inovação, Negócios e Artes – programa de equidade de gênero no setor de tecnologia e economia criativa do estado.

A tecnologia tem se tornado cada vez mais frequente em nosso dia-a-dia, e as inovações decorrentes deste ramo surgem cada vez mais aceleradas, mas ainda é um meio de minorias femininas. Apenas 13% dos estudantes de computação são mulheres e 79% desistem no primeiro ano. Enquanto que no mercado de trabalho apenas 30% dos profissionais de tecnologia são mulheres.

Aproximar o público feminino para o ramo da tecnologia além de possibilitar uma oportunidade de carreira, também possui alto índice de empregabilidade.

A igualdade de gênero em diferentes esferas da sociedade é apontada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5 da Agenda 2030, da ONU, como uma das metas prioritárias no mundo a ser alcançada.

Segundo o Relatório Global de Diferença de Gênero de 2022 (Global Gender Gap Report 2022), para alcançarmos a equidade de gênero no ritmo atual de progresso, levaremos em média 132 anos, e, o Brasil atualmente, ocupa a 94º posição.

Com o intuito de promover ações para diminuir as disparidades de ocupação em áreas como exatas e tecnologia, bem como ambientes estratégicos de poder e decisão, o Porto Digital criou o MINAs – Mulheres, Inovação, Negócios e Artes.

Ações implementadas pelo MINAs (Fotos: Divulgação MINAs)

O programa surgiu da ideia de tornar o ambiente tecnológico um lugar pensado estrategicamente por mulheres e para mulheres, com mais acolhimento, diversidade e com igualdade de oportunidades. Um de seus princípios é desmistificar a ideia de que tecnologia não é ‘lugar de mulher’, além de transformar o ambiente educacional e profissional de tecnologia em um local com maior diversidade feminina, com a presença de mulheres cisgênero, mulheres transexuais, travestis, negras, indígenas, mulheres com deficiência, mulheres periféricas e quilombolas.

MINAs em ação

São realizadas ações de tecnologia social para incluir meninas e mulheres nas áreas de TIC e Economia Criativa por meio de qualificações, oficinas, clubes de programação e mentorias. Uma de suas ações de destaque foi a criação do espaço parental, que está localizado no Moeda 50, inaugurado em 2020.

Estas ações são concentradas em três eixos: formação estudantil, qualificação profissional e o laboratório de empreendedorismo digital – LED. O primeiro eixo é direcionado para estudantes através da realização de clubes de programação para meninas do ensino médio em escolas públicas de Caruaru. No segundo eixo são ofertados cursos, qualificações, oficinas e mentorias para profissionalizar mulheres.  O terceiro eixo é direcionado para o suporte e fomento de mulheres empreendedoras.

Ações implementadas pelo MINAs (Fotos: Divulgação MINAs)

Segundo Maria das Graças Sales da Silva, uma das participantes do LED Minas, fazer parte do projeto a motivou a continuar empreendendo, já que afirmava que estava prestes a desistir do ramo por conta das dificuldades que enfrentava: “O LED foi essencial, me fez enxergar que aqui sim é o meu lugar, mesmo as vezes não tendo apoio, temos um mundo de possibilidades e de pessoas com as mesmas dores que as nossas e que pode ser nossa rede de apoio”, conta ela.

Porto Digital

Localizado no Centro Histórico de Recife, o Porto Digital é considerado um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil. Reúne mais de 350 empresas, organizações de fomento e órgãos do governo.

O parque nasceu a 22 anos atrás como uma política pública que tem por missão inserir Pernambuco no cenário de inovação e tecnologia mundial. É fruto da ação conjunta do poder público, academia e empresas e já é considerado referência nacional.

São desenvolvidos projetos de capacitação para jovens e profissionais das empresas do entorno do parque, como também da comunidade em que está inserido.

Ações implementadas pelo MINAs (Fotos: Divulgação MINAs)

Desde 2017, o Porto Digital passou a incluir entre suas ações estratégicas o fortalecimento da participação da mulher na inovação tecnológica e no empreendedorismo. Posteriormente, o MINAs surgiu com o objetivo de reconhecer e realizar o papel do parque como um agente promotor da paridade de gênero no setor de tecnologia e inovação do estado.

Mês da mulher

Neste mês em que se comemora o dia internacional da mulher, o MINAs está com uma vasta programação para o público feminino, com oficinas, workshops e palestras, tanto em Recife como no Armazém da Criatividade e outros pontos localizados em Caruaru.

As ações realizadas pelo MINAs têm feito a diferença na vida de inúmeras mulheres pernambucanas, além de servir de exemplo para outras organizações investirem em ações de inclusão e igualdade. Ainda assim, temos um longo caminho pela frente rumo ao cumprimento da ODS 5 da Agenda 2030, órgãos públicos e privados precisam reconhecer seu papel e responsabilidade para a inserção e a garantia de direitos para equidade de gênero.

Para mais informações:

www.portodigital.org

minas.armazemdacriatividade.org/

Andrezza Araújo, 28 anos, é Bióloga especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, consultora e auditora interna em sustentabilidade, CEO da Ecoetix, educadora e entusiasta de soluções que geram impacto positivo a natureza e a sociedade.

Andrezza é faz parte da Rede Impacta Nordeste de Jovens Lideranças.