Opinião

Muita calma! Tudo tem o seu tempo certo

2 mins de leitura

Muita calma, tudo tem seu tempo certo! Essa é a referência do aprendizado de se investir em negócios de impacto positivo na nossa gente e nos seu territórios e que retornam também ganho financeiro.

Com rara exceções, os investidores ainda não entenderam a jornada que precisa ser trilhada para derrubar os muros levantados em gerações passadas que sombreiam somente o lucro.

As mudanças atuais provocam a necessidade de ajustes da zona de conforto entre os investidores. Os estrangeiros que querem alocar recursos no Brasil começam a exigir análises e evidências das empresas nacionais comprometidas com fatores sociais e ambientais, além de boas práticas de seus modelos de governança.

É interessante ver um movimento mais lento e recente nas gestoras de investimento locais, pois começam a adotar esses critérios.

Enquanto isso, as pessoas físicas ou como queiram, os usuários e seus desejos, sobretudo os millenials, começam a ter consciência, olhar para as diferenças, e prestar atenção na diversidade e na inclusão.

Resultado, os negócios tradicionais, preocupados com a captação de recursos, começam a se bulir, criando internamente ambientes de sustentabilidade para acessar novos bolsos, e externamente, contratam agências para uma nova roupagem da imagem da marca e blindagem de risco reputacional.

Marcas que surfam a onda do propósito e do impacto positivo sem que se tenham uma intencionalidade no DNA do negócio, também chamados de greenwashing, sugerem-se correções de rumo.

É preciso olhar para o futuro transformando o presente, mesmo sabendo que há ainda uma resistência enorme de alguns segmentos e atores.

Felizmente, o controle social, sobretudo com a tecnologia e as suas mídias, contribui para associar a imagem dos negócios e as práticas reais. O caminho é a mobilização de um ecossistema que enxerga o investimento com outros olhos, conectando fundos a negócios que geram impacto positivo e transformam territórios. Há de se ter serenidade, o mais importante é a direção. Tudo tem seu tempo certo!

Haroldo Rodrigues Jr. É sócio fundador da investidora de impacto In3citi. Criador do Instituto Internacional de Inovação de Fortaleza – I3FOR e o Centro de Pesquisa em Mobilidade Elétrica – CPqMEL. Ex-Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Ex- Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Ceará – FUNCAP. Ex-Presidente da Agência Reguladora do Estado do Ceará – ARCE.

Assine nossa neswletter