Na série especial “Nordeste Inovador”, os jovens que compõem a Rede de Lideranças de Impacto do Nordeste vão apresentar iniciativas inovadoras no campo da inovação social e dos negócios de impacto na região. Confira também os Reel no perfil do Impacta Nordeste no Instagram. Nesse primeiro capítulo, conheça a incubadora IN PACTO de Salvador (BA).
Localizada dentro de um espaço recheado de práticas sustentáveis, a incubadora In.Pacto nasceu em Salvador em 2019 como uma iniciativa da Secretária de Sustentabilidade e Resiliência, junto ao Parque Social – Empreendedorismo e Desenvolvimento da cidade com o propósito de fomentar o ecossistema de empreendedorismo e inovação no setor de impacto socioambiental.
Além de sediar eventos, mentorias e conectar o ecossistema local, a In Pacto realiza Programas de pré-incubação e incubação que oferecem suporte gratuito a empreendimentos sociais.
Já passaram mais de 40 negócios pelos programas de incubação da In.Pacto como a Escoaf (comercialização de produtos rurais), a SDW for all (acesso a água potável e saneamento) e a Wakanda Educação (Capacitação de empreendedores por subsistência).
Taíse Santos, subcoordenadora da IN PACTO, compartilhou a sua visão de como a incubadora contribui para o ecossistema local.
“A IN PACTO acredita que o empreendedorismo social é um caminho mais eficiente, justo e inovador para gerar transformações na sociedade. Nascemos da necessidade de apoiar o desenvolvimento de negócios que estejam em consonância com uma cidade inteligente, inovadora, resiliente, economicamente desenvolvida e socialmente justa, observando o conceito de negócio de impacto social positivo e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas.”
Atualmente, estão com um edital aberto até o dia 03 de outubro para selecionar ideias, negócios ou projeto para a edição de 2023 para as duas modalidades:
Pré-incubação:
- Objetivo: Desenvolver ideias, negócios e projetos em fase inicial que sejam inovadores e se proponham a realizar impacto social positivo;
- Duração: 6 meses;
- Benefícios: 86 horas de consultoria, capacitação e suporte técnico e de gestão, mentorias, assessoria e palestras da rede.
Incubação:
- Objetivo: Desenvolver negócios inovadores que já estão formalizados (MEI, Micro ou Pequena Empresa) no início de sua operação e que atuem impacto social positivo;
- Duração: 12 meses;
- Benefícios: 171 horas de consultoria, capacitação e suporte técnico e de gestão, mentorias, assessoria e palestras da rede.
Adicional à participação da rede do ecossistema local, todos os negócios que passaram pelo programa tiveram acesso a estações de computadores conectados à internet e salas de reunião na In.Pacto que fica no COLABORE – Centro Municipal de Inovação de Impacto, dentro do Parque da Cidade de Salvador.
Para se inscrever no edital basta preencher o formulário online pelo link: http://inscricoes.inpacto.salvador.ba.gov.br/view/index.php ou presencialmente no espaço Colabore no endereço: Parque da Cidade – Itaigara, Salvador – BA, 40301-155. Em caso de dúvidas, envie um e-mail para: in.pacto@salvador.ba.gov.br.
Mesmo que você não tenha uma ideia ou negócio de impacto para submeter ao edital, o espaço Colabore é aberta à visitação, basta agendar pelo site: http://colabore.salvador.ba.gov.br/ para conhecer o local e desfrutar de salas climatizadas e com acesso à internet ideais para trabalhar, realizar reuniões e desenvolver projetos em grupo, tudo isso de maneira gratuita.

Bárbara Oliveira Ferreira, trabalha no segmento de negócios sociais desde 2017, já representou a região Nordeste na Brazil Conference at Harvard & MIT e na Youth Ag Summit. Atualmente trabalha com aceleração de impacto e é uma das primeiras brasileiras a trabalhar com a metodologia SROI de avaliação de impacto em projetos sociais. Além disso, em 2020 fundou a comunidade Trabalhar com Impacto uma rede que democratiza e potencializa o acesso à oportunidades de trabalho dentro do setor de impacto socioambiental.
Barbara é uma das jovens selecionados no programa Impulsio.ne e faz parte da Rede de Jovens Lideranças de Impacto do Nordeste.