SaberesSustentabilidade

Arara Azul promove Semana de Moda Sustentável em parceria com o Natal Shopping

2 mins de leitura

Evento contará com palestras e oficinas sobre consumo consciente, descarte de roupas, logística reversa e o papel social da moda.

A startup de moda circular Arara Azul, em parceria com o Natal Shopping, vai promover a Semana de Moda Sustentável. O evento acontecerá de 28 a 30 de setembro, a partir das 18h30, no Espaço Desapego Consciente do shopping. As vagas para participar das atividades são limitadas e as inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no aplicativo do Natal Shopping.

A Arara Azul é um negócio de impacto de moda circular de Natal que nasceu para dar destino apropriado a roupas de segunda mão e promover o crescimento de mulheres. Você pode conferir mais sobre a empresa nessa matéria produzida pelo Impacta Nordeste.

A programação do evento contará com palestras e oficinas sobre consumo consciente, descarte de roupas, logística reversa, o papel social da moda, entre outras discussões. Participam das palestras Amanda Moro, Fernanda Sobral (Arara Azul), Sylvia Furtado (Arara Azul), Georgia Dantas (Costurando Saberes, que também já foi destaque em nosso portal) e Valéria Oliveira, todas envolvidas com projetos sociais e moda sustentável. 

Fernanda Sobral, sócia da startup Arara Azul, destaca a importancia do debate e ressalta alternativas para reduzir o impacto ambiental negativo no setor da moda. Para Fernanda, o impacto ambiental pode ser reduzido “a partir da movimentação de peças de segunda mão, o que move o mercado e supre a necessidade das pessoas com algo que já existe. Além disso, quando promovemos a reciclagem têxtil evitamos que roupas sem condições de uso sejam descartadas no lixo tradicional. Já passaram mais de 8.000 peças de roupas pela Arara Azul e nós já reciclamos mais de 1.500Kg”.

A empreendedora ainda afirma que há três atitudes importantes a serem tomadas para dar início ao caminho do consumo consciente: “repensar o consumo excessivo, desapegar do que não te veste mais e refletir sobre ‘de onde vem minha roupa?’ Cada roupa é capaz de contar uma história, de um momento da nossa vida. E se este ciclo chega ao fim, para nós, com aquela peça de roupa, por que não desapegar e deixar outra pessoa iniciar uma nova história com ela?”, defende.

Programação | Palestras:

Roupa é descartável? – Quarta feira (28) às 18h30

O que é logística reversa? – Quinta-feira (29) às 18h30

A moda e seu papel social – Sexta-feira (30) às 18h30

Oficina: ‘Era roupa, virou crochê em malha’ – Quinta (29) e Sexta (30), à tarde