Em meio a pandemia, o ano de 2021 foi marcado por diversos desafios, mas também apresentou avanços importantes para o ecossistema de impacto do Nordeste. Com mais investidores olhando para a região, fortalecer essa comunidade de empreendedores sociais é chave para consolidar os negócios e ampliar as oportunidades.
No final de 2018, o portal Impacta Nordeste nasceu com uma missão: fortalecer o ecossistema de impacto social do Nordeste. Partindo da constatação que havia pouca informação sobre esse crescente ecossistema e cientes das assimetrias regionais do país, utilizamos a comunicação como uma estratégia para apresentar as diversas iniciativas que surgem para ajudar a resolver os principais desafios sociais da região.
Esse trabalho nos aproximou ainda mais das empreendedoras e empreendedores por trás dessas iniciativas e também de investidores de impacto que começaram a olhar cada vez mais para região. Assim, em 2020, o Impacta Nordeste ampliou seu escopo de atuação, passando a mapear o ecossistema (construção de pipeline) para identificar oportunidades e desenvolver uma rede de empreendedores sociais.
Em 2021, em meio a pandemia, demos um passo adiante e lançamos a Motirô em parceria com a Verda, uma plataforma para capacitar empreendedores de impacto de forma acessível, interativa e 100% online. O nome da plataforma foi inspirado na palavra tupi-guarani usada para descrever a reunião de pessoas para colher ou construir algo juntos. A experiência proporcionada pelo processo de criação dessa plataforma nos inspirou profundamente na construção do que queremos para o futuro.
Apesar dos desafios impostos pelo cenário incerto que ainda estamos passando, conseguimos avanços importantes neste ano. Surgiram novos programas e investimentos direcionados para as iniciativas do região. O portal Impacta Nordeste continuou crescendo com a ajuda de colaboradores e parceiros que compartilham da nossa missão. Fomos novamente finalistas do Prêmio Jornalista de Impacto. Desenvolvemos novos produtos como as Colabs com parceiros interessados em ampliar o diálogo com o ecossistema. Por meio dessas parcerias contamos a história de iniciativas incríveis, ampliamos o diálogo, proporcionamos conexões e oportunidades. Destaco a Colab com a ANIP, que gerou uma conexão incrível com os negócios de impacto das periferias.
Na frente de mapeamentos, geramos uma pipeline de 47 negócios das periferias da região com a chamada para a Incubação Motirô para Negócios de Impacto das Periferias do Nordeste, realizada por meio do Matchfunding Impacta Mais. Com Motirô colaboramos na capacitação de 56 empreendedores e 40 empresas do Nordeste e do Brasil em duas turmas de incubação. Uma experiência que rendeu um grande processo de aprendizado, criou laços e já apresentou resultados com a conexão desses negócios com novas oportunidades. Aprendemos que somada a qualificação técnica dos empreendedores e dos negócios, a construção de uma comunidade colaborativa, que gere conexões e compartilhe oportunidades, é fundamental.
Essas experiências e aprendizados ajudaram a moldar a nossa visão para 2022. Em nosso terceiro ano de vida, no final da travessia que os startupeiros chamam de “vale da morte”, encaramos com entusiasmo as oportunidades no horizonte. Queremos ampliar a voz dos atores que estão na linha de frente na busca por soluções para os nossos diversos problemas sociais, queremos criar ainda mais oportunidades de capacitação e investimento para os negócios de impacto do Nordeste e conectá-los com parceiros que compartilham dos nossos valores, e queremos fortalecer essa comunidade de empreendedores sociais.
Para cumprir essa missão, mergulhamos em um processo interno para aprimorar e otimizar a nossa atuação, aprofundando a nossa essência e nos posicionando para os novos desafios e oportunidades. Desse processo nasceu uma estrutura enxuta, com objetivos claros que atuam em sintonia, e que formam a Plataforma Impacta Nordeste:
- Portal Impacta Nordeste: O 1º portal de conteúdo dedicado ao ecossistema de impacto do Nordeste e uma comunidade de empreendedores sociais da região.
- Nordeste Labs: Laboratório de inovação social e prospecção de negócios.
- Motirô: Plataforma para capacitar empreendedores sociais e estruturar negócios de impacto.
A partir desses eixos e tendo como princípio a colaboração e a cooperação, vamos aprofundar a nossa atuação como dinamizadores do ecossistema, fortalecendo e desenvolvendo essa comunidade, andando lado a lado com empreendedores, outros dinamizadores e parceiros, para que juntos possamos construir as soluções para os desafios sociais que lutamos para superar.
Marcello Santo é empreendedor social, gestor de projetos e consultor. Diretor fundador da Plataforma Impacta Nordeste e cofundador da Motirô, incubadora virtual de negócios de impacto.