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O que é OKR e porquê essa ferramenta é ideal para negócios de impacto

4 mins de leitura

Estabelecer metas e objetivos são tarefas fundamentais para o sucesso de uma organização. Entretanto, muitos empreendedores iniciam sua jornada sem qualquer planejamento. Construir um planejamento estratégico bem estruturado certamente fará toda a diferença para o sucesso de seu negócio, mas esse é apenas o primeiro passo.

Incorporar esse planejamento na cultura do seu empreendimento, executar as estratégias e acompanhar os resultados no dia a dia, são alguns dos principais desafios das empresas. Segundo SEBRAE, a falta de planejamento e de uma visão clara de onde se quer chegar por parte das empresas é um dos principais motivos de falência de pequenas empresas. Não seria diferente para os empreendedores dos negócios de impacto social.

O que é OKR? 

Uma ferramenta de gestão muito utilizada por diversas empresas atualmente é o OKR (Objectives and Key Results, ou seja, objetivos e resultados chave). Criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew S. Grove, a ferramenta se tornou mais conhecida em 1999, quando um dos investidores do Google, John Doerr, apresentou a metodologia para os funcionários da organização. 

OKR é uma metodologia de gestão que pode ser utilizada por grandes e pequenas empresas. Dois principais componentes são estabelecidos pelo OKR:

  1. O objetivo é qualitativo e deve apresentar declarações claras e concisas do que a empresa deseja alcançar. Por exemplo: Aumentar o faturamento; Conquistar novos cliente; Lançar um novo produto.
  2. Os resultados-chave (KRs) são quantitativos. Geralmente são utilizados entre 2 a 5 KRs para cada objetivo. Os KRs são utilizados para demonstrar se o objetivo foi alcançado até o final de determinado período. Por exemplo: Crescimento de 10% no faturamento no trimestre; 10 novos clientes para a carteira; Lançar 2 produtos para o publico X por trimestre.

Se o planejamento estratégico define aonde você quer chegar, os OKRs são a sua bússola para saber se está no caminho certo para atingir os seus objetivos.

OKRs são constantemente medidos, definidos e reavaliados. Ele é um processo simples e um dos principais objetivos é garantir que toda a organização tenha uma meta clara na cabeça e com isso um maior engajamento.

Diferenças entre OKR e os modelos tradicionais de gestão

O modelo não sistemático e as regras inflexíveis utilizadas em muitas metodologias de gestão tradicionais são alguns dos aspectos que diferenciam o modelo tradicional do OKR.  Quando criou a metodologia, Andrew S. Grove não indicou padrões detalhados e rígidos do que podia ser feito para que ela fosse executada.

Listamos abaixo seis principais diferenças entre OKR e os modelos tradicionais de gestão:

  • As metas são delimitadas para um curto espaço de tempo e são mais concretas;
  • Foco no que é importante no momento
  • Os objetivos e resultados-chaves são claros e simples;
  • Periodicamente os resultados-chaves são reportados, com isso é possível prever o final do trimestre e tentar uma recuperação para atingir a meta estabelecida;
  • O OKR facilita a transparência como forma de facilitar o alinhamento. Toda a equipe da empresa tem acesso aos OKRs;
  • As decisões no OKR são tomadas com base em dados, reforçando dessa forma a cultura data-driven dentro da organização.
  • No OKR, o resultado alcançado é medido e não o esforço para a realização das tarefas, como nas metodologias tradicionais de gestão.

Como implementar OKR

Implementar a metodologia na sua organização é simples e prático, mas é necessário seguir alguns passos para que o resultado desejado com a implementação seja de fato alcançado.

Como mencionamos anteriormente, os OKRs devem ser acompanhados de seu planejamento estratégico. Além disso, é importante definir quais são os indicadores (ou KPIs) mais relevantes para a sua empresa e mensura-los. Vamos pegar como exemplo fictício o Impacta Nordeste:

Em nosso planejamento estratégico definimos como objetivo aumentar o tráfego no portal de forma orgânica. Para aumentar o tráfego organicamente, identificamos que precisamos aumentar a produção de conteúdo. Por tanto temos:

Como indicador (KPI): Número de page views do portal. Esse índice é constantemente acompanhado.

Acompanhe abaixo algumas dicas que podem ser utilizadas na sua organização:

  • Importante definir metas claras e objetivas, tanto para os objetivos quanto para os key results. Aqui a intenção é facilitar o engajamento de todos os colaboradores da organização.
  • Para facilitar o processo e sua eficiência defina prazos menores, que fazem sentido para a sua operação (trimestral, por exemplo).
  • Os objetivos devem ser definidos em conjunto com os colaboradores. Uma parte é estabelecida pela diretoria e a outra parte pela equipe, gerando dessa forma um maior envolvimento com a equipe.
  • Acompanhamento dos resultados.
  • Transparência. Toda a organização deve ter acesso aos OKRs. Eles têm que estar visíveis.
  • Os resultados são analisados e não o esforço para alcançá-los.

Essas características fazem da OKR a metodologia ideal para empresas ágeis como startups e negócios de impacto.

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