Opinião

O que esperar do Impacta Nordeste em 2021?

2 mins de leitura

O ano de 2020 começou com grandes expectativas, mas logo apareceu a pandemia e com ela um cenário extremamente desafiador. Apesar das incertezas, continuamos trabalhando empenhados em consolidar a nossa atuação como um agente dinamizador do ecossistema de impacto social nordestino.

Em meio a tantas notícias ruins, mantivemos o foco na nossa missão. Aprendemos, observamos e ajustamos a nossa rota. Atravessamos esse ano complicado reafirmando o nosso propósito e conquistando mais espaço para aqueles que buscam transformar a realidade da região de forma inovadora.

Ao longo do ano, disseminamos conceitos de inovação social, contamos a história de dezenas de empreendedores e demos voz a atores locais, mostrando o potencial do Nordeste para todo o ecossistema. Nosso conteúdo foi visualizado mais de 41,000 vezes. Publicamos mais de 250 notícias e oportunidades para os empreendedores da região. Produzimos 16 matérias especiais e 42 artigos de opinião escritos por 11 atores locais. Elaboramos 23 blogposts com conhecimentos para apoiar empreendedores. Realizamos e colaboramos na produção de eventos online que atingiram milhares de pessoas. Por todo esse trabalho, fomos reconhecidos com o Prêmio Jornalista de Impacto na categoria inovação.

No campo do fomento, nossas iniciativas renderam conquistas para todo o ecossistema regional. Os mapeamentos de negócios socioambientais e de economia criativa identificaram 661 empresas que agora compõem o nosso pipeline e estão no radar para futuras oportunidades. Com a ajuda de parceiros, distribuímos R$20 mil reais em premiações e oferecemos 27 capacitações em parceria com o Sebrae. Conectamos 22 empresas com possíveis investidores e articulamos oportunidades que resultaram em investimentos diretos e/ou indiretos em negócios da região.

Em 2021 vamos fazer ainda mais. Continuaremos disseminando oportunidades e produzindo conteúdo para mostrar o trabalho daqueles que, de diferentes formas, buscam impactar positivamente suas comunidades no Nordeste. Com o conhecimento adquirido sobre os principais desafios enfrentados por empreendedores de impacto, vamos dar um passo além. Ao lado de outros parceiros e com o apoio do ICE e do Sebrae RN, vamos lançar uma solução para apoiar esses empreendedores em suas jornadas, contribuindo para o desenvolvimento de negócios mais estruturados e resilientes.

Sabemos que os desafios são enormes. Trabalhar com impacto social, ainda mais em um mercado “fora do eixo”, não é tarefa trivial. Nossa motivação reside na crença de que um outro caminho é possível. Esse caminho não permite fórmulas mágicas e nem respostas fáceis, mas ele pode e deve ser construído com a força de muitos braços. Nossas pequenas grandes conquistas só foram possíveis graças ao nosso público, aos nossos parceiros e ao empenho de nossos colaboradores que compartilham a mesma visão de mundo. Faço o convite para que outras pessoas, empresas e organizações se juntem a nós nessa caminhada e que juntos possamos transformar o Nordeste em um celeiro de inovação social.

Assine nossa neswletter