Iniciativa visa fortalecer alternativas construídas coletivamente, de forma descentralizada e comprometida com as realidades locais.
Foto de capa: Equipe da Pacová realiza Planejamento Estratégico 2025 (Divulgação/Site Pacová)
Diante das mudanças no cenário global de financiamento para causas sociais, a Pacová – Articulação de Cooperação do Campo à Cidade anuncia o lançamento de um fundo de apoio a movimentos sociais e organizações comunitárias, reafirmando o compromisso com uma filantropia solidária, autônoma e sustentável.
O cenário internacional tem mostrado como a dependência de grandes financiadores institucionais pode gerar incertezas para organizações que atuam na linha de frente das lutas por direitos. O recente desmantelamento da USAID e o redirecionamento de fundos globais refletem uma tendência de maior restrição no apoio a iniciativas de base. Diante disso, fortalecer alternativas construídas coletivamente, de forma descentralizada e comprometida com as realidades locais, torna-se uma estratégia essencial para a continuidade dessas ações.
A iniciativa faz parte do PAOP – Programa de Apoio a Organizações Populares, que acompanha e fortalece movimentos sociais, coletivos e organizações comunitárias em sua atuação por justiça social. A proposta é simples e acessível: com R$10 por mês – menos que um cafezinho por semana, qualquer pessoa pode contribuir para garantir a continuidade dessas iniciativas fundamentais.
Além do apoio financeiro, o fundo também tem como objetivo fortalecer a cultura de doação no Brasil, promovendo encontros solidários entre os apoiadores e as organizações apoiadas. Essa conexão direta permite que os doadores compreendam de perto o impacto de suas contribuições e fortaleçam seu compromisso com as lutas populares.
“O contexto internacional nos mostra que depender apenas de grandes doadores cria um cenário de incertezas. Precisamos fortalecer alternativas de financiamento comunitário e solidário para garantir que as organizações de base sigam resistindo e transformando realidades”, afirma Albert França, diretor-executivo da Pacová.
A mobilização começou com ex-voluntários da organização e agora se abre ao público geral. Todas as contribuições são destinadas exclusivamente ao apoio direto de organizações comunitárias acompanhadas pela Pacová.
Para contribuir, acesse: https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=2c93808495a4dfbe0195b4379f200744.