InovaçãoOportunidades

Programa Conectadas oferece curso gratuito de tecnologia para jovens mulheres

2 mins de leitura

Com o objetivo de contribuir para reduzir a lacuna digital de gênero no setor de tecnologia, o programa Conectadas pretende aproximar as adolescentes das competências da área, estimulando o interesse e o desenvolvimento de habilidades tecnológicas para que elas possam ter cada vez mais escolhas em relação ao futuro.

Conectadas é o novo programa do Mercado Livre, realizado em parceria com a {reprograma} e com o Chicas en Tecnología, que visa contribuir para a redução da lacuna de gênero no setor de tecnologia ao aproximar jovens mulheres latino-americanas de habilidades tecnológicas e de impacto.

O programa contemplará um total de 1200 jovens, de 14 a 18 anos, de 07 países parceiros nessa iniciativa: Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia e México. No Brasil, serão 200 selecionadas. O curso é gratuito, 100% online e terá 4 semanas de duração. Durante as aulas, as alunas aprenderão a: desenvolver um pensamento digital, analisar dados, criar um projeto de impacto e criar uma estratégia de marketing e comunicação.

Ao longo de toda a jornada, as participantes serão convidadas a desenvolver soluções tecnológicas e com impacto social. Por meio de aulas pelo Zoom, uso do Google Classroom e contato constante por Telegram, as jovens terão o auxílio de professoras, orientadoras, facilitadoras e entrarão em contato com especialistas de diversas áreas para se inspirarem para os seus projetos.

O processo de inscrição é dividido em duas partes: O primeiro passo é se inscrever pelo formulário no site oficial e aguardar a divulgação da primeira seleção para as oficinas. Depois, na oficina, você vai dar início ao seu aprendizado no universo das competências digitais. As oficinas acontecerão em julho de 2021 e, a partir delas, 200 candidatas serão selecionadas para o curso online. A participação na oficina é obrigatória e é nesse momento que várias ideias surgirão sobre como a tecnologia pode ser sua aliada na resolução de problemas.

As inscrições vão até o dia 01 de julho e devem ser feitas no site oficial do programa.

Sobre a Reprograma

Fundada em 2016, pela peruana Mariel Reyes Milk e suas sócias Carla de Bona e Fernanda Faria, a {reprograma} é uma startup social paulistana que ensina programação para mulheres, priorizando as negras e/ou trans, e por meio da educação tem o objetivo de diminuir a lacuna de gêneros na área de Tecnologia da Informação. A {reprograma} possui
grandes empresas parceiras como Facebook, iFood, Nubank, Microsoft, entre outras. A {reprograma} será a organização responsável pelo processo de contato, seleção, acompanhamento e implantação do programa Conectadas no Brasil. Da mesma forma, será a única organização que contatará as selecionadas neste país. O Mercado Livre, parceiro financiador do programa e responsável por sua criação, acompanhamento e divulgação, tem como objetivo contribuir para a formação de uma geração de jovens latinoamericanos para a economia digital.