OportunidadesOrganizações

Ensina Brasil seleciona jovens de todo país para atuarem na educação

3 mins de leitura

Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil possibilita trabalho com desenvolvimento e propósito e está com inscrições abertas até 20/09. A iniciativa capacita jovens talentos graduados de diversas carreiras para atuarem por 2 anos como professores em escolas públicas pelo Brasil, de forma remunerada.

A chegada da pandemia do Covid-19 deixou ainda mais evidente o desejo dos jovens de trabalharem com propósito. No Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil eles podem fazer isso ao mesmo tempo em que se desenvolvem.

O Ensina Brasil é uma organização independente, sem fins lucrativos e suprapartidária, que tem a missão de levar uma educação de qualidade para todas as crianças. Para isso, a organização realiza anualmente o processo seletivo para o Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Ensina Brasil.

O programa capacita uma rede de lideranças que através da atuação transformadora como professores(as) em escolas públicas vulneráveis, desenvolvem as competências e o comprometimento necessários para multiplicar seu impacto e continuar expandindo oportunidades para todas as crianças. A iniciativa recruta, seleciona e capacita jovens talentos graduados de diversas carreiras de bacharelado e licenciatura (engenharia, letras, administração, física, etc..) para atuarem por 2 anos como professores em escolas públicas pelo Brasil, de forma remunerada.

Em busca de diversidade de candidatos e inscrições de todo o Brasil, o Processo Seletivo é 100% online e baseado em competências, que são testadas diversas vezes ao longo das 5 fases do processo. Para se inscrever é preciso ter diploma de graduação validado pelo MEC e ter se formado entre dezembro de 2012 e janeiro de 2022. Com formação intensiva de mais de 545 horas ao longo dos 2 anos, o Programa atrai tanto bacharéis quanto licenciados. Os que ainda não são licenciados também precisam cursar formação pedagógica em universidade credenciada pelo MEC ao longo do Programa.

Mariana Giacon, formada em Engenharia na Universidade de São Paulo (USP), atualmente trabalha na Secretaria de Educação do Piauí e participou do programa em 2019. Segundo Mariana, “a proposta do Ensina Brasil de atuar com educação me fascinou. Durante as etapas do processo seletivo eu conheci mais sobre a organização e fiquei cada vez mais envolvida. Na etapa de dinâmica de grupo conheci outras pessoas com o mesmo propósito e com espírito de cooperação, o que confirmou meu desejo de fazer parte da rede.

Também é o caso de William Bradley, Licenciado em História na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru, que após o programa, continua atuando na rede municipal e participou do programa em 2019. “Sempre tive vontade de fazer alguma diferença na educação, e foi justamente essa a minha intenção quando eu prestei o processo seletivo do Ensina Brasil: desenvolver melhor minha liderança, minha gestão de sala de aula e poder impactar positivamente a vida dos meus alunos e a escola”, explica William.

Depois de 2 anos, os Ensinas, impulsionados pela experiência e propósito, seguem na Rede Alumni, onde o potencial de cada um é acelerado para atuarem nas diversas frentes que precisam de mudanças no nosso país. Os alumni estão em diferentes trajetórias depois dos 2 anos do Programa. Alguns continuam como professores, outros estão trabalhando em Secretarias de Educação, outros estão em organizações do terceiro setor e há também os que estão em startups ou empreendendo.

As inscrições para o concorrido processo seletivo podem ser feitas no site da organização até 20/09.  Desde que o programa começou, mais de 50.000 jovens de diversas carreiras já se inscreveram para um total de 470 vagas. 

Sobre o Ensina Brasil

O Ensina Brasil é uma ONG sem fins lucrativos, fundada em 2016, com a missão de formar lideranças na área de educação que contribuam para a redução das desigualdades e para uma educação de qualidade nas escolas brasileiras. 

  • +90% dos participantes recomendariam o Programa de Formação de Lideranças do Ensina Brasil para um amigo interessado em se desenvolver pessoal e profissionalmente (respostas 8-10 numa escala de 0-10);
  • 84% dos participantes que já passaram pelos 2 anos do programa seguem trabalhando em educação, atacando o problema de diversas frentes, em mais de 50 organizações, em 13 estados diferentes;
  • O programa é inspirado no modelo de formação de lideranças da rede global Teach for All da qual faz parte, que já está presente em mais de 60 países, 10 deles na América Latina.

Assine nossa neswletter