Programa Territórios de Futuro: Acelera Nordeste vai impulsionar negócios de impacto da região

23 de setembro de 2020

Por Impacta Nordeste


Elaborar um processo de aceleração de negócios de impacto inovadores para o Nordeste. Esse foi o desafio que uniu o Impacta Nordeste, a In3citi, o Instituto Sabin e o Quintessa para criarem o programa Territórios de Futuro: Acelera Nordeste. Acompanhando o crescimento do ecossistema de impacto na região, as quatro organizações identificaram a necessidade de impulsionar novos negócios do Nordeste para que possam inovar, ganhar escala e ampliar seu impacto social.

O programa pré-selecionou cinco empresas finalistas da 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Socioambientais que vão passar por um período de entrevistas para identificar a aderência à proposta. Uma das cinco empresas pré-selecionadas será escolhida para passar por um extenso processo de aceleração conduzido pelo Quintessa, aceleradora que tem a missão de impulsionar o desenvolvimento de negócios de impacto e possui ampla experiência e sucesso no mercado.

Seleção de negócios da Chamada Territórios de Futuro realizada pela In3citi em 2019 (Foto: Divulgação).

Apoiar o desenvolvimento do ecossistema regional de negócios de impacto está no DNA das organizações envolvidas. A in3citi, investidora social do Ceará, possui um histórico de ações para gerar transformações e impacto social. Ela integra o propósito de investidores e inovadores, realizando a gestão de investimentos, bem como do retorno social.

Desde 2017, a investidora lança anualmente a chamada nacional Territórios de Futuro. O programa tem como objetivo selecionar, investir, implementar e escalar negócios de impacto socioambiental para desenvolver soluções que melhorem a qualidade de vida das pessoas no Ceará.

De acordo com Haroldo Rodrigues Jr, sócio fundador da In3citi, “O programa é a soma das iniciativas Território de Futuro, da In3citi e a Chamada Impacta Nordeste. Essa união de esforços vai ampliar o nosso impacto para toda a região e ajudar as empresas a obterem um crescimento exponencial”. “Após o processo de aceleração vamos avaliar realizar uma rodada de investimento”, conclui.

O programa é estratégico para fortalecer o ecossistema regional e ampliar a visibilidade de iniciativas inovadoras da região

Fabio Deboni, Gerente Executivo do Instituto Sabin

O Instituto Sabin, responsável pela gestão do investimento social do Grupo Sabin, tem como missão fomentar inovação social. Com uma atuação diversificada e inovadora, a organização apoia diversas iniciativas sociais, que vão desde o apoio a organizações do terceiro setor ao fomento do ecossistema de negócios de impacto.

Para Fabio Deboni, gerente executivo do Instituto Sabin, “o programa é estratégico para fortalecer o ecossistema regional e ampliar a visibilidade de iniciativas inovadoras da região”.

Já o Impacta Nordeste é uma plataforma para conectar, capacitar, divulgar e fomentar o ecossistema de inovação social da região. Atuando em três eixos – (1) conteúdo, (2) pipeline de iniciativas e (3) articulação de redes – sua missão é conectar o ecossistema local ao nacional e gerar novas oportunidades.

Queremos ver cada vez mais empresas da região crescendo, ampliando seu impacto social e se destacando no cenário nacional e até internacional

Marcello Santo, fundador do Impacta Nordeste

Segundo Marcello Santo, fundador do Impacta Nordeste, “esse programa é um desdobramento das articulações que buscamos fazer para fortalecer o ecossistema regional. Queremos ver cada vez mais empresas da região crescendo, ampliando seu impacto social e se destacando no cenário nacional e até internacional”.

O Territórios de Futuro: Acelera Nordeste terá duração total de 6 meses e é dividido em 3 etapas: Diagnóstico, Plano de Aceleração e Aceleração. Na primeira etapa serão identificados os desafios prioritários do negócio. Em seguida, serão definidas as frentes de trabalho, entregas, cronogramas, a partir do diagnóstico. A fase de aceleração, trabalhará lado a lado com o empreendedor dando mentoria e suporte e desenvolvendo suas habilidades.

“Nos nossos programas prezamos por uma relação de parceria muito próxima e de longo prazo com os negócios de impacto. Alocamos um mentor quinzenal para apoio nas decisões estratégicas e um gestor dedicado semanalmente para atuar em pautas de estruturação da operação e articular a rede do Quintessa para o negócio. Acreditamos que as empresas são uma ferramenta de transformação poderosa para solucionar os desafios sociais e ambientais da sociedade e podem ser ainda mais potentes quando apoiadas por iniciativas como o Territórios de Futuro: Acelera Nordeste.” afirma Thaís Fontoura, gestora de busca e seleção de negócios do Quintessa.

Nos próximos meses, o Impacta Nordeste vai compartilhar com seus leitores a evolução do programa, mostrando por dentro como funciona o processo de aceleração de negócios de impacto e seus desafios. Fiquem ligados!

Saiba mais sobre o ecossistema de negócios de impacto do Nordeste na seção Ecossistema/Negócios de Impacto do portal.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!