Com o objetivo de democratizar o acesso ao investimento de impacto e reduzir as desigualdades sociais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, programa oferece financiamento com condições especiais para empreendedores sociais, priorizando mulheres, pessoas negras e/ou indígenas.
Foi lançado oficialmente o Programa Zunne, resultado da união e colaboração entre três organizações atuantes no campo de impacto social: Somos Um – Articuladora de Negócios, Trê Investindo com Causa e Yunus Negócios Sociais Brasil. O programa tem como objetivo democratizar o acesso ao investimento de impacto e atuar de maneira efetiva na erradicação da pobreza e diminuição das desigualdades sociais nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
A iniciativa inspirada no trabalho de polinização das abelhas que simboliza ideias como: cooperação, lealdade, sabedoria, organização e trabalho, oferece apoio à empreendedores sociais, priorizando mulheres, pessoas negras e/ou indígenas, ofertando financiamento (empréstimo) com condições especiais para expansão de seus negócios de impacto.
O programa foi viabilizado por meio do blended finance (ou capital misto), uma combinação de diferentes capitais com expectativas de retorno diferentes, em termos de taxas e de tempo de retorno. Esse mecanismo combina capital proveniente de diferentes meios, como doações e investimentos, para que sejam atrativos tanto para o empreendedor social quanto para o investidor de impacto. Investidores interessados em investir em negócios de impacto devem se cadastrar neste formulário.
Leia também: Como o blended finance impacta os ODS e se integra com o ESG
De acordo com os criadores da iniciativa, a proposta é fomentar o empreendedorismo de impacto positivo a partir de um objetivo ousado mas possível: construir uma nova economia, reduzindo desigualdades e transformando a “pobreza” em peça de museu.
O Programa Zunne convida empreendedores sociais do Norte e Nordeste do país, que buscam financiamento (empréstimo) para expansão de seus negócios de impacto, a se inscreverem em seu site, observando os critérios de elegibilidade. As inscrições vão até o dia 05 de junho e o formulário de pré-inscrição já está disponível no site oficial do programa.