O programa do Azeite Andorinha em parceria com a Yunus Negócios Sociais vai acelerar negócios de impacto social com atuação no Nordeste que promovam soluções para os problemas de acesso e segurança alimentar nas comunidades da região.
O Projeto Revoa, uma iniciativa do Azeite Andorinha em parceria com a Yunus Negócios Sociais, vai fomentar negócios que tragam soluções para os principais desafios do acesso à alimentação saudável e de qualidade no Nordeste brasileiro. Para isso, a iniciativa vai acelerar negócios, startups, empreendedores e organizações da sociedade civil com soluções para os problemas de acesso e segurança alimentar nas comunidades da região.
Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que sejam ou desejam se tornar um negócio de impacto, tenham atuação expressiva e operação no Nordeste do Brasil, e gerem receita ou tenha potencial de faze-lo por meio de um modelo de negócios que vise autonomia e sustentabilidade financeira.
As iniciativas devem promover soluções paras os seguintes desafios:
- Melhorias no processos agrícolas e de produção de comida: Capacitação Técnica e Tecnológica para pequeno agricultor; Acesso a microcrédito para pequeno produtor agrícola; Acesso a insumos e tecnologias para o/a pequeno(a) produtor(a)
- Melhorias nos processos de estoque, logística e comercialização: Melhoria no processo de venda,distribuição e estoque dos produtos da agricultura familiar; Diminuição do desperdício de alimento durante o transporte e estocagem;
- Melhorias nos processos e hábitos de consumo: Difusão de conhecimento sobre educação nutricional, desde o planejamento de compras ao preparo da comida; Diminuição do desperdício de alimentos nas residências e estabelecimentos comerciais; Difusão do conhecimento sobre alimentação tradicional e regional do Nordeste; Produção de alimentos in natura e pouco processados na cidade.
As soluções selecionadas vão passar por um programa de aceleração desenvolvido em parceria com a Yunus Negócios Sociais desenhado especificamente para atender aos desafios de crescimento de negócios inovadores. A aceleração vai promover a formação de empreendedores e o conhecimento aprofundado das necessidades ligadas ao acesso à alimentação, estimular a geração de novos negócios, a partir de atividades de capacitação, mentorias, networking e eventos, assim como elevar o grau de maturidade e sustentabilidade dos negócios selecionados.
Os negócios serão selecionados seguindo os seguintes critérios:
- Impacto Social – complexidade e tamanho do problema endereçado e potencial de transformação para a população;
- Equipe – qualificação, identificação e motivação da equipe empreendedora responsável;
- Modelo de Negócio – avaliação do modelo de aquisição e retenção de clientes, potencial de sustentabilidade financeira e potencial de escalabilidade e replicabilidade;
- Estágio do Negócio e Solução – Negócios com, no mínimo, soluções já testadas e validadas e fase de Validação e encaixe de mercado;
- Diversidade de Inclusão – avaliação da diversidade do time de empreendedores selecionados, especialmente com foco em diversidade racial, gênero e idade;
- Tecnologia – Avaliação do desenvolvimento da solução;
- Conexão com Corporação – Avaliação do potencial de sinergias com modelos de venda para outras empresas (B2B).
Para acessar o regulamento completo do edital, clique aqui. As inscrições vão até o dia 17 de novembro e devem ser feitas no site oficial do programa na plataforma Prosas.