ESGInovaçãoNegócios de impactoSustentabilidade

Parceria entre Reckitt e Yunus Negócios Sociais vai impulsionar soluções de acesso à água, saneamento e higiene

2 mins de leitura

As melhores soluções para os principais desafios de acesso à água, saneamento e higiene receberão mentorias e participarão em workshops facilitados por especialistas em negócios e temas relacionados, além de receber recursos financeiros na forma de investimento.

A Reckitt Hygiene Comercial, por meio de Harpic, marca especialista em cuidados sanitários, acaba de lançar a “Aceleradora de Impacto Reckitt”, um programa de aceleração, desenvolvido em parceria com a Yunus Negócios Sociais, que está em busca de negócios de impacto social que atuem no enfrentamento de alguns dos principais problemas do mundo, além de lutar por uma sociedade mais justa. O programa de aceleração quer encontrar e fomentar negócios que tragam inovações e soluções para os principais desafios de acesso à água, saneamento e higiene adequados no Brasil.

Segundo o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos de 2021, mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem em países em situação de estresse hídrico, ou seja convivem diariamente com escassez de água, e apenas 45% da população mundial usa serviços de saneamento gerenciados de forma segura.

No Brasil, segundo informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, 35 milhões de pessoas não possuíam acesso à água tratada em 2020. A situação é ainda mais grave em regiões afastadas dos grandes centros urbanos ou em grandes metrópoles: 65% da população que não possui acesso à água tratada vive em áreas rurais, e apenas 29 das 100 maiores cidades brasileiras atendem 100% de sua população com água potável, segundo o Instituto Trata Brasil em 2021.

A “Aceleradora de Impacto Reckitt” está buscando até 6 (seis) negócios que tragam inovações e soluções para endereçar os seguintes desafios:

  • Melhorias para maior e melhor acesso dentro do modelo atual; 
  • Inovação e descentralização para criar um modelo melhor para o futuro; 
  • Ativação para mudança de comportamento e envolvimento da comunidade.

Os negócios sociais selecionados terão acesso a mentorias especializadas, facilitadas pela Yunus Negócios Sociais, com o objetivo de formar empreendedores e lideranças focados em impacto. Além disso, receberão mentorias de colaboradores voluntários da Reckitt Hygiene Comercial, que compartilharão seus conhecimentos e experiências em diversas áreas. Após a conclusão do programa, ainda haverá um repasse de recurso financeiro no total de 50 (cinquenta) mil libras (aproximadamente R$300 mil), que será dividido entre os negócios selecionados que participem até o final do Programa, a fim de apoiar a implementação das estratégias e ações para o alcance das metas.

“Na Reckitt Hygiene Comercial acreditamos que o acesso à higiene, saúde e nutrição de qualidade é um direito, e não um privilégio. Por isso que, por meio da marca Harpic, estamos lançando a “Aceleradora de Impacto Reckitt”, um programa de aceleração que está em busca de negócios de impacto social que atuem no enfrentamento de alguns dos principais problemas do mundo, além de lutar por uma sociedade mais justa”, diz Lívia Berrocal, Gerente de Propósito da Reckitt Hygiene Comercial.  

O programa está em busca de negócios que priorizam públicos que possuam escassez de acesso à água, saneamento e higiene adequados, como foco em:

  • Mulheres e meninas, principalmente devido a pobreza menstrual 
  • População que vive em áreas remotas e rurais 
  • População em alta vulnerabilidade social

Inscrições

As inscrições começam em 25 de julho de 2022 e foram prorrogadas até o dia 29 de agosto. Em setembro serão indicados até 6 (seis) negócios selecionados para o Programa “Aceleradora de Impacto Reckitt”. 

Link para as  inscrições e edital: https://prosas.com.br/editais/11674-aceleradora-de-impacto-reckitt