Recode e Descomplica oferecem 500 bolsas de estudo gratuitas para curso preparatório do Enem

13 de outubro de 2020

Por Impacta Nordeste
Com informações de Recode


Iniciativa é voltada para estudantes em situação de vulnerabilidade social que estão se preparando para o Enem e não dispõem de recursos suficientes para fazer uma boa prova.

A inclusão das tecnologias digitais nos métodos de ensino modificou o jeito de ensinar e aprender. Para os mais jovens que estão em idade escolar e passam grande parte do dia conectados, alguns professores já utilizam o celular como ferramenta de aprendizagem, onde compartilham conteúdos adicionais sobre os assuntos vistos na sala de aula e que vão enriquecer a rotina de estudos dos alunos.

No atual momento de pandemia, a internet tem sido aliada na vida de milhares de jovens que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Por estarem longe das salas de aula, muitos têm recorrido à aulas online, cursos gratuitos, simulados e outras alternativas para continuar o ritmo intenso de estudos.

As provas do Enem serão aplicadas em janeiro e fevereiro de 2021 e nesse período de reta final, a procura por cursos preparatórios online focados no exame está à todo vapor. Porém, nem todos possuem preço acessível.

E foi pensando nisso que a ONG Recode, em parceria inédita com a plataforma de educação digital Descomplica, vai distribuir bolsas de estudos com 100% de desconto para ajudar os jovens que estão se preparando para o Enem.

De acordo com Eduardo Ferrão, gerente de Tecnologia e Pedagogia da Recode, a parceria com a Descomplica tem como público-alvo estudantes em situação de vulnerabilidade social que vão fazer o Enem e não dispõem de recursos necessários para ajudá-lo a fazer uma boa prova. 

“Vivemos em um cenário onde as escolas estão fechadas e, muitas vezes, incapazes de adotar um modelo de aulas online. Nosso projeto chega para causar impacto e abraçar estes estudantes para que tenham uma preparação adequada e possam ingressar na universidade”, comenta.

Como participar

Para participar, os interessados devem ter idade a partir de 15 anos e preencher o formulário de inscrição no site recode.org.br/bolsasdescomplica. Em seguida, basta acessar a aba Cursos de Tecnologia e escolher uma das opções. 

Os 500 primeiros alunos participantes que concluírem os cursos online de tecnologia da Plataforma Recode serão contemplados com as bolsas de estudos Descomplica. O curso preparatório vai oferecer aos estudantes acesso a aulas ao vivo, biblioteca completa com videoaulas, exercícios, simulados e créditos para monitoria.

A lista completa dos cursos está disponível no regulamento da iniciativa. O prazo para conclusão das atividades seguem até o dia 15 de outubro.

“As missões do Descomplica e da Recode se encontram de formas muito claras. Trabalhando juntos, conseguimos ampliar acessos e oportunidades. Que essas bolsas sejam apenas as primeiras e que a parceria ‘DescoRecode’ dê frutos e transforme vidas”, afirma a coordenadora de Marketing e Comunidades do Descomplica, Flávia Maria Alvim.

Sobre a Recode

Fundada em 1995, no Rio de Janeiro, a Recode é uma organização social que utiliza a tecnologia para gerar oportunidades e estimular a transformação social e o empoderamento digital. Atuando em rede com instituições comunitárias, escolas públicas e bibliotecas, a Recode promove a formação gratuita de jovens em tecnologia com foco em impacto social, além de apoiar o desenvolvimento de educadores como agentes de transformação.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!