Sebrae RN lança chamada publica destinada a investidores para impulsionar negócios de impacto no estado

2 de abril de 2020

Por Impacta Nordeste


Nos últimos anos, o Sebrae RN tem sido pioneiro no fomento aos negócios socioambientais no Nordeste. Agora, a entidade convida empresas, investidores e organizações a se juntarem nesse esforço para construir uma nova economia. Estão abertas as inscrições para a Chamada Parceria pelo Impacto.

Com o objetivo de impulsionar o ecossistema de negócios socioambientais no Rio Grande do Norte, a iniciativa é destinada a investidores que gostariam de investir na realização de projetos de apoio a empreendedores e negócios de impacto social do estado.

Além de fomentar o ecossistema local apoiando a criação de novos negócios e impulsionando os existentes, a iniciativa é também uma ótima oportunidade para os investidores conhecerem soluções que possam agregar valor à seus negócios e realizar bons investimentos.

Os Negócios de Impacto Social nasceram para fazer frente aos diversos desafios socioambientais globais. Essa nova vertente de empresa busca aliar a rentabilidade financeira com o retorno social. Um negócio de impacto deve atender a quatro princípios:

  • Uma missão social e/ou ambiental explicita;
  • O monitoramento de seu impacto social e ambiental;
  • A lógica econômica;
  • Governança efetiva e inclusiva.

Esse novo tipo de empresa abriu caminho para uma nova dinâmica de investimento social, onde soluções sociais financeiramente sustentáveis podem dar retorno aos seus investidores, criando um ciclo virtuoso com grande potencial multiplicador. Esta lógica permite a atração de novos investimentos que, somados à filantropia e ao setor público, podem ajudar a resolver os desafios socioambientais do planeta.

A Chamada Parceria pelo Impacto está alinhada com uma tendência global apontada por diversos investidores nos últimos anos: a necessidade de empresas irem além da busca simples de lucro e incorporar objetivos de ganhos para a sociedade e o ambiente em suas operações.

Em sua carta anual à lideres empresariais, Laurance D. Fink, chefe da BlackRock, maior gestora de ativos do mundo, pontuou: “Uma empresa farmacêutica que aumenta os preços, uma empresa de mineração que reduz a segurança, um banco que não respeita seus clientes – essas empresas podem maximizar os retornos a curto prazo. Mas, como temos visto repetidamente, essas ações que prejudicam a sociedade podem prejudicar a empresa e destruir o valor para os acionistas. Em última análise, o propósito é o motor da rentabilidade a longo prazo”. Segundo Fink, “empresas, investidores e governos devem se preparar para uma realocação significativa de capital”.

Programas e eventos

A Chamada Parceria pelo Impacto prevê a execução de diversos programas para fomentar novos negócios, impulsionar negócios existentes, além da realização de eventos para conscientizar e disseminar o conceito em diversos âmbitos. Conheça algumas das iniciativas previstas:

Produção de conteúdos e estudos

Levantamento e mapeamento dos problemas socioambientais do território do estado, vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. O estudo servirá de base para as demais iniciativas

Social Hack

Maratona de ideias inovadoras (Hackathon) para transformar desafios socioambientais em oportunidades de negócios e gerar impacto positivo.

Projeto de extensão em Empreendedorismo Social e Negócios de Impacto

Fortalecimento deste ecossistema a partir de uma olhar prático e aprendizado inovador em instituições de ensino superior.

Programa de Aceleração em Negócios Inovadores de Impacto Social.

O programa de aceleração de startups de impacto apoiará empreendedores sociais do Rio Grande do Norte na estruturação de seus negócios de forma profissional, para que cresçam e ampliem seu impacto de forma financeiramente sustentável. O apoio se diferenciará de acordo com os estágios de maturidade de cada negócio.

Empreende Afro| Comunidade|Mulheres|PCD

Capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade social para que desenvolvam conhecimentos fundamentais em empreendedorismo e aumentem a sua renda e autoestima. Os programas utilizarão a metodologia By Necessity, da Agencia de Fomento Besouro.

Empreende 60+

Programa de inclusão digital e empreendedorismo para o público senior (pessoas acima de 60 anos). O programa é uma parceria do Sebrae com a Senior Geek.

Festival Primavera de Inovação Social

Realizado em parceria com o Instituto Cidade Limpa, o festival visa promover os negócios sustentáveis, o engajamento, a inovação social e a criatividade. O evento contará com atrações musicais, feiras de negócios, palestras e oficinas sobre sustentabilidade e negócios de impacto.

Ficou interessado? Para saber mais sobre a Chamada Parceria pelo Impacto, clique aqui para ler o edital.

Sua empresa está pronta para ser um parceiro de impacto? Clique aqui para realizar a sua inscrição!

Em caso de dúvidas e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato com o setor responsável do Sebrae RN através do email: [email protected] ou telefone (84) 9 9976-0435.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!