Negócios

6 negócios de impacto social de destaque do Nordeste

4 mins de leitura

O ecossistema de negócios de impacto tem crescido em todo Brasil. Entende-se como negócio de impacto as empresas que desejam resolver algum problema social ou ambiental e, ao mesmo tempo, obter retorno financeiro.

O último mapeamento nacional realizado pela Pipe.Social identificou um aumento de 73% em negócios registrados entre a primeira edição, de 2017, e a segunda, de 2019. Na região Nordeste isso não é diferente. O mapeamento regional realizado pelo Impacta Nordeste em parceria com a Pipe.Social, identificou mais de 146 negócios que tem origem ou operam na região.

Muitas dessas empresas são startups. Startups são empresas jovens com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Para saber mais sobre os elementos que caracterizam uma startup, confira esse artigo do Sebrae.

Resolver ou mitigar problemas sociais adotando esse modelo de negócio certamente é desafiador. Mas algumas empresas já conseguem despontar no mercado e ganhar destaque com as suas soluções.

Confira 6 negócios de impacto social de destaque do Nordeste que estão crescendo e impactando vidas.

Hand Talk

O aplicativo Hand Talk, que é desenvolvido no estado de Alagoas, tem como objetivo conectar pessoas e empresas através da acessibilidade digital. A plataforma traduz simultaneamente conteúdos em português (texto e áudio) para a língua brasileira de sinais, através de um avatar digital interpretado pelo personagem Hugo.

Os fundadores da Hand Talk, Carlos Wanderslan, Ronaldo Tenório e Thadeu Luz junto com o Hugo (Foto: Divulgação).

A plataforma promete ser um grande facilitador da comunicação com pessoas com deficiência auditiva. Ela foi eleita pela ONU como o melhor App Social da América Latina e também ganhou o prêmio no Desafio Google de Impacto em IA, durante o Google I/O 2019. Na ocasião, Ronaldo Tenório, um dos fundadores da empresa, pode apresentar sua solução para o presidente do Google.

“Através da tecnologia nós conseguimos ultrapassar fronteiras e chegar em quase todos os lugares. E é através dela que estamos aproximando pessoas, levando mais acessibilidade para milhões delas e contribuindo para um mundo mais justo e inclusivo”, disse o CEO da empresa, Ronaldo Tenório.

Agenda Edu

A Agenda Edu desenvolve várias soluções para escolas em uma só plataforma. O aplicativo é voltado para famílias e responsáveis oferecendo serviços com o objetivo de simplificar os processos de atualização da rotina escolar, comunicação e cobranças.

A tecnologia criada em Fortaleza (CE), ajuda as escolas a darem o próximo passo frente ao novo, engajar os alunos e responsáveis na rotina escolar, fortalecendo laços e conectando pessoas para transformar jornadas educacionais.

Image for post
Equipe Agenda Edu (Foto: Medium/Anderson Morais, CEO)

No ano de 2019 foi escolhida a startup do ano no prêmio Startup Awards da Abstartups e levou o bronze no Brazil Design Awards, na categoria Design Digital – aplicativos.

Em 2020 a Agenda Edu anunciou a venda da empresa para a Eleva Educação, rede brasileira de escolas que possui entre seus investidores o empresário Jorge Paulo Lemann.

TrazFavela

Prestar sempre o melhor serviço, sem preconceito de localização é a missão do TrazFavela, um delivery criado para realizar entregas em áreas periféricas de todo o Brasil.

Equipe TrazFavela: Carlos Lima(operação), Ana Luíza Sena (financeiro), Marcos Silva (tecnologia) e Iago Santos.

Desenvolvido em Salvador, o aplicativo vem desconstruindo o preconceito com produtos e serviços oriundos das favelas e comunidades. Um dos diferenciais do aplicativo, é que os entregadores cadastrados são da própria comunidade, sendo um facilitador, já que conhecem bem o local.

A tecnologia traz o empoderamento econômico da comunidade possibilitando que a mesma tenha o direito de receber seus produtos com mais comodidade e conforto no lugar em que vivem.

Conheça mais sobre o TrazFavela nessa matéria especial produzida pelo Impacta Nordeste.

Muda meu mundo

A Muda Meu Mundo é um negócio de impacto que nasceu para resolver dois grandes problemas: a exploração dos agricultores familiares e o custo excessivo dos produtos orgânicos. Fazendo a ponte entre produtor e consumidor, a empresa torna mais acessível à população em geral e o consumo de alimentos sem agrotóxicos por meio do comércio justo.

Priscila Veras, fundadora da Muda Meu Mundo (Foto: Site da empresa)

Desenvolvida em Fortaleza, a empresa transforma positivamente a maneira como as pessoas consomem e se relacionam com o mundo. São oferecidos aos agricultores familiares programas de capacitação em agricultura sustentável e abertura de mercados de escoamento justo para todos os agricultores da rede que alcançarem notas satisfatórias no processo de certificação.

Nina

Filha de uma ex-cobradora de ônibus, Simony César desenvolveu a tecnologia NINA para empoderar vítimas e testemunhas na denúncia de casos de assédio na mobilidade urbana.

A NINA é mais do que uma tecnologia, é um serviço com potencial para unificar vários modais (ônibus, metrô, transporte por aplicativos, bicicletas) e fomentar políticas públicas através de dados.

Simony César
Simony César, CEO do app NINA (Foto: Site da empresa)

Com o lema “liberdade é não ter medo”, a ferramenta rastreia e centraliza denúncias de assédio através de um botão que pode ser integrado em qualquer aplicativo de mobilidade.

A inovação está sendo aplicada em Fortaleza e já apresenta um impacto na cidade: mais de 1 milhão de usuários na área de cobertura da NINA, mais de 1.300 denúncias em seis meses e 10% dos casos convertidos em inquérito policial.

SDW For All

Desenvolvido em Salvador, a SDW For All é um negócio de impacto social que busca mudar a vida de milhões de pessoas no mundo que sofrem sem acesso à água e saneamento. A empresa acredita que a água é o veículo de mudança necessário para que as pessoas tenham dignidade.

A empresa tem como missão desenvolver tecnologias hídricas e de saneamento que apresentem inovação e proporcionem mais saúde e qualidade de vida à população de maior vulnerabilidade socioambiental.

Anna Luísa, Diretora Executiva (CEO) (Foto: Site da empresa)

Mais de 300 famílias já foram impactadas com os projetos sociais e que agora possuem acesso à água potável. No Brasil já realizaram projetos sociais em cinco estados, totalizando 18 municípios impactados. Com a durabilidade dos projetos, estimam gerar 87 milhões de copos de água potável.

Aproveite para conheça outros negócios de impacto da região na seção Impacta + do Impacta Nordeste.

Assine nossa neswletter