Os dados são da pesquisa IRME que revela ainda que 41% das empreendedoras brasileiras não conseguem pagar suas despesas com a renda do próprio negócio.
*Com informações da Rede Mulher Empreendedora
O estudo anual realizado pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), com apoio da Rede Mulher Empreendedora e Meta, e execução do Instituto Locomotiva, revela que para 41% das empreendedoras a receita de suas empresas ainda não é suficiente para pagar as despesas do negócio. Já 35% dizem obter receitas suficientes para pagar despesas, mas apenas 11% têm a possibilidade de também poupar.
Os dados integram a 7ª edição da pesquisa, elaborada anualmente pelo IRME para abordar temas relacionados ao universo do empreendedorismo feminino, trazendo diferentes perspectivas sobre o perfil dessas mulheres, sua visão de mundo e a relação com seus empreendimentos, além dos desafios que enfrentam no dia a dia.
O estudo ainda mostra que, no país, 60% das empreendedoras são negras, 37% brancas, 2% descendem de asiáticos e apenas 1% se considera indígena. Em relação à escolaridade, 28% das empreendedoras possuem ao menos ensino superior e 24% ensino médio completo.
Já em relação à classe social, 50% delas pertencem à Classe C, 34% as Classes AB e 17% DE. A maioria das empreendedoras são casadas (57%) e 73% delas são mães.
Como e por que a mulher brasileira empreende?
A maioria dos negócios gerenciados por mulheres, segundo a pesquisa IRME, foi aberto nos últimos cinco anos e se concentram na prestação de serviço e/ou em venda de produtos. Cerca de 38% dos negócios têm até dois anos de existência, ou seja, foram iniciados durante a pandemia da Covid-19.
Quando a pesquisa aborda a motivação para abrir um novo negócio, 46% das mulheres o fez por necessidade. Nesse recorte, 52% das empreendedoras são negras, 71% estão nas classes DE e 56% possuem ensino fundamental.
Relação com o empreendimento e uso tecnológico
As mulheres empreendem principalmente em busca de maior independência, para juntar dinheiro e equilibrar a equação trabalho e família. E elas são mais otimistas quanto à expectativa de faturamento maior de seu negócio daqui a um ano: 48% delas acreditam que o faturamento estará melhor.
Sobre o uso da tecnologia no ambiente empreendedor feminino, a pesquisa IRME mostra que 89% das mulheres utilizam a Internet tanto no trabalho quanto para lazer. Além disso, 54% delas controlam as contas com planilhas de Excel, aplicativos de celular, entre outros meios.
“A digitalização tem um forte impacto no negócio, pois é por meio da tecnologia que as mulheres comercializam seus produtos, divulgam seus serviços, atendem seus clientes e organizam suas contas. Embora o estudo mostre que o uso da internet e da digitalização em geral tenha crescido nesse universo, ainda há muito trabalho pela frente. Para isso, precisamos fomentar o letramento digital e criar políticas públicas que levem a internet a mais cidades do país, principalmente àquelas onde falta infra-estrutura”, afirma Ana Fontes, fundadora e presidente da Rede Mulher Empreendedora e do Instituto RME.
Percepção das Empreendedoras sobre o contexto político
42% das empreendedoras escolherão seu (sua) candidato (a) pelas suas propostas, demonstrando que elas estão atentas ao que acontece no País. Outros 26% preferem votar em quem já conhecem e/ou votaram – percentual que sobe para 38% entre os homens.
As propostas nos âmbitos da economia e educação são as que mais mobilizam a decisão de voto das empreendedoras, setores empatados em 21% cada. Porém, preocupações pelas questões de gênero – fatores como igualdade de oportunidades e violência de gênero preocupam, somadas, 24% delas.
De acordo com Ana Fontes, os dados da pesquisa confirmam o quanto os assuntos estão interligados, ao mostrar que o que essas empreendedoras buscam nos candidatos evidencia como a política exerce influência no cotidiano delas. “Empreender é desafiador no geral no Brasil, mas é mais desafiador para elas, apoiar estas mulheres e entender que o impacto social que os negócios delas geram e que devemos apoiar como sociedade e com políticas públicas destinadas a elas”, finaliza Ana Fontes.
A Pesquisa IRME 2022 foi realizada online com metodologia quantitativa, entrevistou 3.765 pessoas com abrangência nacional, maiores de 18 anos, com negócio próprio ou trabalho por conta própria – no período de 29 de junho a 05 de agosto.
Para baixar a pesquisa completa, clique aqui.