Por Impacta Nordeste
Em meio a dezenas de ferramentas existentes para auxiliar os empreendedores a organizar a estrutura do seu negócio, a procura por uma metodologia mais simples, seja para otimizar o tempo ou facilitar o processo criativo, vem sendo cada vez mais requisitada.
Podemos destacar o Business Model Canvas e a Teoria de Mudança como as ferramentas mais utilizadas por empreendedores sociais. O Business Model Canvas é dedicado ao desenho do negócio, já a Teoria da Mudança, que nós já abordamos aqui no Impacta Nordeste, foca na cadeia de resultados. O Modelo C nasceu com uma ferramenta que une esses dois conceitos.
Para entender mais sobre o tema, continue lendo este artigo e entenda mais sobre o Modelo C, sua estrutura e como aplicá-lo em seus negócios.
O que é o Modelo C?
O Modelo C foi lançado em 2018 em uma parceria entre o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), a Fundação Grupo Boticário, o Sense-lab e Move.Social
Reconhecida como uma ferramenta completa, compreensível, colaborativa, constante e de conteúdo vivo, o Modelo C, como falamos anteriormente, é a soma de outras duas ferramentas amplamente utilizadas no ecossistema dos negócios de impacto, o Business Model Canvas e Teoria da Mudança.
Assim, o Modelo C integra o modelo de negócio com a geração de impacto social, fortalecendo a tese de impacto, sem perder o foco na sustentabilidade de sua empresa.
Criar um modelo de negócio robusto e sustentável financeiramente é um dos maiores desafios para os empreendedores sociais, portanto, se você é empreendedor social, esse é um importante apoio no processo de criação.
Ao aplicar o Modelo C, a proposta de valor se tornará mais clara e facilitará a comunicação da narrativa integral do negócio, além de estimular os empreendedores a refletirem sobre a lógica da proposta e validar suas ideias.
E quando o Modelo C é aplicado?
Esta ferramenta pode ser aplicada em qualquer etapa de um negócio de impacto, da sua construção, durante seu processo de desenvolvimento e consultas posteriores para revalidações e possíveis reajustes no projeto. O Modelo C também é indicada para as iniciativas que estão em transição para a esfera dos negócios de impacto.
Também pode ser aplicado em organizações que estão em transição, investidores, aceleradoras e incubadoras, lideranças sociais e professores que ensinam a temática dos negócios de impacto.
Estrutura do Modelo C
Utilizar o Modelo C é muito fácil! Para lhe ajudar, nós preparamos uma planilha do Modelo C. Você pode conferir também o Guia Modelo C, disponibilizado pelo criadores da metodologia.
Para baixar nossa planilha, clique aqui.
Para se aprofundar ainda mais no assunto, você pode baixar o Guia Modelo C #changemodel gratuitamente neste link.
Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!