Adel realiza curso de empreendedorismo para jovens moradores de Trairi (CE)

6 de janeiro de 2020

Por Impacta Nordeste
Com informações da ADEL
Foto: Divulgação/ADEL


A Agência de Desenvolvimento Econômico Local (Adel) e a Quadran Brasil realizaram o segundo encontro do ciclo avançado do Curso de Empreendedorismo e Gestão de Negócios Rurais, entre os dias 17 e 19 de dezembro.

O curso integra as atividades do Projeto de Formação e Apoio a Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais, iniciativa que aborda os primeiros passos para quem deseja empreender, e conta atualmente com a participação de 30 jovens moradores do entorno do Complexo Eólico-Solar Serrote da Quadran Brasil, em Trairi (CE).

A 1° etapa do ciclo avançado foi realizado entre os dias 26 e 28 de novembro. Na ocasião, os jovens participaram das oficinas Gestão de Processos e Comunicação e Marketing, além de reverem os conceitos aprendidos no ciclo base do curso, agora com foco nos projetos de negócios dos participantes.

No curso, os alunos tiveram acesso à ferramentas, tutoriais e estratégias de baixo custo eficientes para auxiliá-los na elaboração, implementação e divulgação nos seus projetos de negócios. Além disso, grupos focais também estiveram presentes no evento para trabalhar a análise, o mercado alvo, fornecedores e concorrentes dos projetos criados pelos jovens.

No intervalo entre os ciclos de formação, os jovens fizeram estudos e pesquisas na própria comunidade onde vivem abordando temas como Finanças e Custos de Empreendimento, que serão debatidos no próximo ciclo. “Eles realmente se dedicaram na pesquisa de campo. Trouxeram informações e conseguiram construir mais uma parte do projeto de negócio. É uma turma que tem maturidade, estão bastante focados e acreditam na implementação de seus empreendimentos.”, diz Fábia Oliveira, Assistente de Projetos da Adel.

Francilene Sabino, 22, moradora da comunidade Canãa no Trairi, é uma das jovens participantes do Projeto de Formação. Ela pretende abrir uma mercearia na região onde vive. “Eu quero investir na diversificação de produtos e atender em diferentes horários. Acredito que é o que falta em Canãa. Com o meu próprio negócio, também quero trazer melhorias para a comunidade e conquistar minha independência financeira.”, conta Francilene.

Sobre o Projeto

O Projeto de Formação e Apoio a Jovens Empreendedores e Protagonistas Rurais faz parte dos Novos Negócios da Adel, iniciativa desenvolvida pela instituição ao longos dos últimos dez anos em seu Programa Jovem Empreendedor (PJER), que já beneficiou cerca de 3 mil jovens moradores de 10 municípios cearenses.

Através do Projeto de Negócio, o jovem tem maior facilidade de acesso ao crédito por meio do Fundo Veredas, criada e gerida pela própria Adel, e que conta com investimentos da Quadran Brasil. 

Que tal conhecer outros projetos sociais pelo Nordeste? Acesse o Mapeamento de ONGs no Portal Impacta Nordeste.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!