Negócios de impacto

Coalizão por mais e melhores negócios de impacto positivo chega a Brasília e Porto Alegre

2 mins de leitura

A projeção inicial é aportar 29 milhões de reais para alavancar simultaneamente ecossistemas de impacto em 6 cidades.

Foto de capa: O início dos trabalhos de implementação da Coalizão pelo Impacto reuniu empresários e equipes parceiras em evento em São Paulo no início de maio (divulgação)

Eventos no dia 6 de julho em Brasília (DF) e no dia 11 de julho em Porto Alegre (RS) vão marcar nas duas cidades o início das atividades da Coalizão pelo Impacto – iniciativa nacional por mais e melhores negócios de impacto – correalizada pelo Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Instituto Helda Gerdau, Instituto Humanize e Somos Um, com a parceria estratégica da Cosan, Fundação FEAC, Fundação Grupo Boticário, Instituto Sabin e Raia Drogasil.

Até 2026, a Coalizão pelo Impacto aportará 29 milhões de reais para potencializar simultaneamente, em parceria com organizações locais, ecossistemas de investimentos e negócios de impacto em cidades das 5 regiões do Brasil. Além de Brasília e Porto Alegre, fazem parte do projeto Fortaleza (CE), Belém (PA), Campinas (SP) e Paranaguá (PR).

Potencializando o trabalho de organizações que apoiam empreendedores – incubadoras, aceleradoras, parques tecnológicos, hubs de negócios, instituições de Ensino Superior, entre outros – a Coalizão pelo Impacto tem como meta apoiar até 600 negócios que tenham produtos e serviços voltados para a solução de problemas socioambientais.

Leia também: Coalizão pelo Impacto pretende mobilizar 21.5 milhões para apoiar organizações dinamizadoras

Negócios de impacto são modelos de negócio que podem resolver problemas sociais e ambientais de forma complementar a políticas públicas e à ação do terceiro setor. Os empreendedores de negócios de impacto precisam de diferentes tipos de apoio técnico e financeiro até que alcancem um modelo economicamente sustentável e entreguem impactos positivos mensuráveis. Um ecossistema estruturado com organizações dinamizadoras, dados e recursos para apoiá-los aumenta suas chances de sucesso e conexões com investidores e clientes nos setores público e privado.

Confira o vídeo institucional na Coalizão pelo Impacto.

“Brasília e Porto Alegre são cidades que têm muitos ativos no fomento ao empreendedorismo e inovação de forma geral. Por sua conexão com a agenda nacional, os atores de Brasília que já atuam no ecossistema de negócios de impacto estão muito conectados com o movimento para seu fomento a nível nacional. A Coalizão pelo Impacto pode contribuir para atrair novos públicos e fortalecer aqueles que já atuam com impacto. Por outro lado, Porto Alegre tem um ambiente de empreendedorismo e inovação muito maduro, com alto grau de articulação entre os atores. Potencializar investimentos e negócios de impacto neste ambiente que tem muitos negócios de base tecnológica pode gerar transformações sociais e ambientais muito relevantes e em escala, muito rapidamente.” comenta Fernanda Bombardi, gerente executiva do ICE e coordenadora da Coalizão.