Comitê da Estratégia Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social do RN realiza sua segunda reunião

9 de março de 2020

Por Impacta Nordeste


Na última quarta-feira, dia 4 de março, aconteceu a segunda reunião do Comitê da Estratégia Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social (CENIS) do Rio Grande do Norte. Na primeira reunião, que aconteceu em 13 de novembro de 2019, foi aprovado o regimento interno e os quatro eixos de atuação do CENIS: Ampliação da Oferta de Capital; Aumento do Número de Negócios de Impacto; Fortalecimento de Organizações Intermediárias; e Promoção de um Ambiente Institucional e Normativo Favorável.

No segundo encontro, o secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado, presidente do comitê, deu inicio aos trabalhos falando sobre a importância dos negócios de impacto, um campo novo da economia, e destacou o pioneirismo do Rio Grande do Norte em criar uma lei específica para o tema. Em seguida, Mona Paula, gestora de desenvolvimento de Negócios de Impacto Social do SEBRAE/RN, distribuiu entre as entidades participantes a liderança de cada eixo temático para que possam desenvolver ações. Os comitês temáticos se reunirão mensalmente para desenvolver, planejar e executar ações conjuntas para fomentar o empreendedorismo social no estado.

A convite do Sebrae, Marcello Santo, empreendedor social e criador do portal Impacta Nordeste, apresentou sugestões de ações para cada eixo temático. Marcello destacou a importância do comitê para o incentivo à novos negócios de impacto social e a disseminação do conceito no RN: “Para muitos, o conceito de negócios de impacto social ainda é algo distante. No entanto, por meio do CENIS, nós temos a oportunidade, junto com as principais entidades, instituições e organizações do RN, de disseminar esse conceito e estimular o surgimento cada vez maior dessa nova vertente de empresas”. Após as sugestões, Marcello apresentou o portal Impacta Nordeste para os integrantes do comitê e falou sobre a 1ª Chamada Impacta Nordeste de Negócios Sócio-ambientais que será lançada no final do mês.

Secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do CENIS, Jaime Calado, e Marcello Santo, criador do Impacta Nordeste

O Comitê da Estratégia Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social é formado pelas secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Tributação (SET), Planejamento (SEPLAN), Trabalho, Habitação e Assistência Social (SETHAS); Agência de Fomento do Estado (AGN), Junta Comercial do Estado (JUCERN), UERN, UFRN, IFRN, UFERSA, UNP, UNI-RN, Unifacex, Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), FIERN, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojista (FCDL), FAERN, FACERN, SEBRAE, OCERN, ECOSOL, CEPAS e AEGOSTOSO.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!