Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) promove 4° Encontro das Mulheres Indígenas do Maranhão

10 de março de 2020

Por Impacta Nordeste
Com informações do ISPN
Foto: Facebook/ISPN


O Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) reuniu no início deste mês na Aldeia Maçaranduba, localizado na terra indígena Caru, no município Bom Jardim (MA), cerca de 400 indígenas para participar de dois eventos de grande valor histórico para os povos Ka’apor, Gavião, Mermotumré-Kanela, Guajajara, Awá Guaja, Krikati, Tremembé e Krenyê: o 4° Encontro das Mulheres Indígenas do Maranhão e a 4° Assembleia da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima). Na ocasião, foi realizado a eleição para a nova diretoria.

O evento contou com a participação de representantes indígenas e da defesa dos Direitos Humanos, além de parceiros e aliados do movimento indígena. “É um grande compromisso e responsabilidade estar à frente dessa organização (Coapima) enquanto mulher e indígena. É um desafio que temos, principalmente nesse atual contexto político que estamos vivendo. Não estarei sozinha. Temos apoio dos povos do Maranhão. Nosso lema será resistir para existir. Continuaremos na luta em defesa dos nossos territórios, nossos recursos naturais e da vida.”, afirma Edilena Krikati, Coordenadora eleita da Coapima.

Foto: Facebool/ISPN

O ISPN e o Centro de Trabalho Indigenista (CTI) viabilizaram ambos os eventos através do Projeto Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental, com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid).

Sobre o ISPN

O Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN) é uma ONG criada em 1990 que atua no desenvolvimento da equidade social e equilíbrio ambiental por meio do estímulo ao modo de vida sustentável e, assim, mitigar as mudanças climáticas. 

Com sede em Brasília e escritório na cidade de Santa Inês, no Maranhão, a ONG trabalha para democratizar o acesso a recursos para projetos comunitários que dialogam com os objetivos globais estabelecidos na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, além de articular e incentivar a participação social para a incidência em políticas públicas relevantes para a sociedade e o meio ambiente.

O ISPN também incentiva o fortalecimento da parceria entre os pesquisadores e comunidades para qualificar e promover a troca de conhecimentos que possam contribuir para a consolidação do olhar ecossocial pelo desenvolvimento global.

Que tal conhecer outros organizações e projetos sociais pelo Nordeste? Acesse o Mapeamento de ONGs no Portal Impacta Nordeste.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!