Negócios

Como negócios de impacto podem contribuir para uma alimentação saudável

5 mins de leitura

Ter uma alimentação equilibrada e saudável nos dias de hoje tem sido um desafio para muitas famílias brasileiras. Saber que tipo de alimento está comprando, a sua origem, se contém agrotóxico, são perguntas que cada vez mais consumidores fazem no ato da compra. Mas com a correria do dia-a-dia e preços mais elevados, uma alimentação saudável acaba ficando em segundo plano para a maioria das pessoas.

Segundo o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, seis a cada dez brasileiros estão acima do peso, ou seja, cerca de 96 milhões de pessoas. A mudança de hábitos alimentares e de um consumo cada vez mais frequente de alimentos frescos e orgânicos é uma tendência que vem crescendo no país.

E falar em alimentação saudável e sustentável é falar de produtos frescos e orgânicos, livres de qualquer agrotóxico e, em muitos casos, produzidos por pequenos produtores rurais. Conscientizar o público sobre seus hábitos alimentares e desenvolver formas de tornar esse alimento mais acessível é o desafio enfrentado por muitos empreendedores.

Junto com o crescimento do consumo consciente, surgem novos modelos de negócios de impacto socioambiental voltados para o setor de alimentação que buscam democratizar o acesso a produtos mais saudáveis e sustentáveis e, ao mesmo tempo, remunerar de forma justa a cadeia de produção.

Listamos alguns desses negócios que valem a pena conhecer!

Du Local

A Du Local é uma startup de gastronomia orgânica, saudável e vegetal com impacto positivo. A empresa funciona como um delivery de pratos frescos e saudáveis, utilizando ingredientes orgânicos, comprados diretamente de pequenos produtores locais. São em geral famílias que plantam em São Paulo e em cidades próximas à capital.

Os pratos são produzidos por cozinheiras de Paraisópolis, em São Paulo, gerando emprego e renda na periferia e promovendo o empoderamento dessas mulheres.

O cliente pode fazer seu pedido avulso ou participar da comunidade de assinantes com quatro opções de planos mensais.

Saladorama

O Saladorama é um negócio social de Pernambuco pioneiro na missão de democratizar o acesso à alimentação saudável e de qualidade nas periferias. A empresa nasceu em 2015 e tem como objetivo fomentar melhores condições de vida, de renda e de saúde para os moradores das periferias.

Com preços acessíveis, o negócio funciona como um delivery de alimentação saudável. Além da compra avulsa, o cliente também tem a opção de fazer a assinatura de um plano mensal, que dá direito a um número específico de saladas entregues por semana a um preço menor.

Os funcionários do Saladorama passam por um processo de capacitação sobre os cuidados com o alimento e de noções de gerenciamento do negócio. Além disso, eles empregam moradores das próprias comunidades carentes da região onde atuam.

Oka Juice

A Oka Juice é a primeira indústria de bebidas prontas para o consumo da Amazônia. A empresa utiliza matéria-prima da agricultura familiar, cultivada no Sistema Agroflorestal (SAF), preservando assim a floresta e levando para os consumidores um produto com ótima qualidade e sabor.

Os sucos são 100% natural e são levemente adoçados com açúcar demerara (açúcar natural da cana, sem processo de refino e adição de químicos) garantindo uma melhor qualidade.

A empresa disponibiliza dois tamanhos de sucos, de 300ml e 900ml, e que já podem ser encontrados em mais de 70 pontos de venda espalhados pelas cidades de Belém e Ananindeua, no Pará.

​Muda Meu Mundo

A plataforma Muda Meu Mundo conecta o pequeno produtor com o varejo através de inteligência de dados para uma alimentação sustentável e de impacto positivo em toda a cadeia. Sabendo o caminho que o produto percorre até chegar ao cliente final, a empresa quer encurtar esse processo, levando um alimento mais fresco e com menos custo logístico.

A empresa realiza a captação e qualificação de agricultores. Também realiza a colheita e transporte dos produtos frescos que chegam aos pontos de venda em até 12h. Proporcionando os produtos com preço justo e sustentável, gerando impacto positivo em toda a cadeia.

É possível encontrar os produtos da empresa em alguns supermercados de Fortaleza, no Ceará. Para identificar os alimentos da marca nas prateleiras dos supermercados, basta verificar as etiquetas. Os orgânicos da Muda Meu Mundo vêm com uma tag com um QR Code do agricultor.

Acolheita

“Um mercadinho de bairro que não abre mão da comida de verdade, justa e local” é com essa frase que a Acolheita se define. Localizado na cidade do Rio de Janeiro, no bairro de Botafogo, o mercadinho sustentável vende hortifruti 100% orgânico e produzido por produtores locais.

A empresa faz uma curadoria extremamente rigorosa para que o cliente não precise ler rótulos procurando ingredientes esquisitos. Inspirados nos princípios da slow food e da economia circular, a Acolheita acredita na transparência total de informações e no diálogo franco como uma nova forma de se relacionar com a comida.

Nas prateleiras o cliente só irá encontrar produtos orgânicos, com total transparência da sua procedência e também é possível saber quanto cada produtor recebe financeiramente. Lá não são vendidos alimentos importados, com aditivos químicos e eles também não utilizam plástico e outras embalagens.

Nutriens

A Nutriens realiza a venda direta de cestas de produtos orgânicos na cidade de São Paulo. A empresa tem como missão nutrir vidas por meio do acesso a uma alimentação mais saudável e pela geração de renda.

A startup nasceu para contribuir com o acesso de todos a uma alimentação mais saudável, fazendo da comercialização de alimentos orgânicos uma fonte de renda adicional para as pessoas.

O modelo de negócio da startup proporciona uma grande espiral do bem que inclui a sociedade, parceiros com propósitos convergentes, investidores, clientes e empreendedores conscientes e guardiões do meio-ambiente, criando uma cultura onde a promoção da saúde pela alimentação seja mais acessível.

Na’kau

O chocolate Na’kau está entre os chocolates mais puro do mundo, feito exclusivamente com cacau nativo da Amazônia ”o cacau mais antigo e selvagem do mundo”. 

A empresa é a primeira e a única fábrica de chocolate do Amazonas que processa o chocolate a partir das Amêndoas de cacau, utilizando recursos naturais e valorizamos o homem e mulher da floresta, pagando um valor justo pelos seus produtos, pois acredita que a conservação da floresta se faz através da valorização dos produtos naturais e de seus produtores.

Orgânico por natureza o chocolate Na’kau também é ideal para veganos, por não utilizar recurso animal em todo em seu processo de produção.  Portanto, ao adquirir o produto o consumidor está contribuindo na conservação da floresta e na melhoria de vida de amazônidas.

Assine nossa neswletter