ESG

Construtora Viana & Moura é primeira Empresa B Certificada em Pernambuco 

2 mins de leitura

O Movimento B, de empresas que equilibram lucro e impacto positivo socioambiental, chegou em Pernambuco, que ocupa a 10ª posição no Índice de Inovação dos Estados de 2021.

*Foto de capa: Divulgação

A Viana & Moura Construções é a primeira empresa pernambucana a se tornar uma Empresa B Certificada, e também faz parte do Pacto Global da ONU, atendendo aos 10 princípios dentro de suas operações. Fundada em 2003 por Pedro Ivo Viana Moura, a construtora é comprometida com o 11º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável, de Cidades e Comunidades Sustentáveis, com o propósito de facilitar o acesso à moradia digna.

“Nosso propósito sempre foi democratizar a realização do sonho da casa própria no estado pernambucano, prezando por construções que levam bem-estar e sustentabilidade. Procuramos a Certificação de Empresa B para validar a nossa história que possui mais de uma década de impacto positivo. Inclusive, ser pioneira do Movimento B em Pernambuco é uma grande responsabilidade, precisamos de mais empresas priorizando aspectos socioambientais na região”, Whilma Lacerda Gerente de Sustentabilidade na Viana & Moura.

Com foco no cliente, a construtora também conta com um serviço de venda simplificada através de sua própria imobiliária. A aposta da empresa é construir bairros planejados e qualificados, a fim de oferecer uma infraestrutura completa de serviços no próprio bairro. Nos planejamentos também constam vias pavimentadas, iluminação, rede de abastecimento de água e esgoto, áreas verdes. Hoje a Viana & Moura já tem vilas nas cidades de Belo Jardim, Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, e Garanhuns e Igarassu.

No aspecto de sustentabilidade, destaca-se pelos projetos de arborização urbana dos passeios públicos, canteiros e praças das vilas, utilizando espécies adequadas ao bioma e ao meio ambiente urbano.

Leia também: Entrevista com Francine Lemos, diretora-executiva do Sistema B Brasil: “Para construir uma nova economia mais inclusiva e sustentável, é necessário influenciar mudanças nas regras do jogo”

“Habitação digna é uma causa que está latente dentro do Movimento B. Chegar a Pernambuco, com a Viana & Moura, é um símbolo importante para nós, a região tem grande potencial para empresas somarem no desenvolvimento sustentável e impulsionarem a economia com negócios que resultam em impacto socioambiental. E, independente do setor, queremos ampliar nossa atuação e trazer cada vez mais empresas do Norte e Nordeste para a rede. Vale lembrar que o processo de certificação é uma direção, de compromissos com o bem-estar das pessoas e responsabilidade com o planeta, com exigência constante por melhorias”, conta Cinthia Gherardi, Diretora de Marketing e Relacionamento do Sistema B.

A certificação como Empresa B começa pelo preenchimento da Avaliação de Impacto B (BIA), ferramenta confidencial, on-line e gratuita. Nela, são analisadas 5 dimensões: Governança, Colaboradores, Meio Ambiente, Comunidade e Clientes. As empresas que atingem uma pontuação mínima de 80 pontos na BIA podem prosseguir para o processo de certificação junto ao B Lab, submetendo as documentações necessárias e passando por um rigoroso processo de verificação que atesta que as práticas declaradas são de fato comprovadas. Todos esses aspectos foram levados em conta no processo de certificação da Viana & Moura.

A comprovação do impacto é essencial para receber a certificação. A Viana & Moura conquistou 118,2 pontos na certificação, com destaque para a dimensão de clientes onde obteve uma pontuação quase 5 vezes acima da média das demais Empresas B. O próprio modelo de negócio da Viana & Moura que busca oferecer acesso à moradia digna e infraestrutura de serviços básicos foi um dos principais fatores que contribuíram para a pontuação da empresa. Outro fator de destaque foi o índice de satisfação de seus colaboradores e colaboradoras com o eNPS de 93%, por exemplo.