OportunidadesOrganizações

‘Desafio da Alimentação Saudável’ premiará projetos inovadores de prevenção à obesidade

2 mins de leitura

A Novo Nordisk e a Fundação EAT anunciam o lançamento do prêmio global “Desafio da Alimentação Saudável”, que premiará projetos e programas inovadores de prevenção à obesidade promovendo ambientes alimentares saudáveis e sustentáveis para pessoas carentes.

O “Desafio da Alimentação Saudável” convida comunidades, organizações, grupo de jovens, comunidades religiosas, instituições públicas e organizações privadas a participarem, integrando boas ideias e enviando suas propostas por meio de uma plataforma online. As três melhores ideias receberão até US$ 100.000 para implementarem sua solução.

Prevenir a obesidade é um desafio urgente para a saúde global. Hoje, esta doença crônica afeta 650 milhões de adultos e 124 milhões de crianças e adolescentes e é um grave fator de risco para outras doenças como diabetes, doenças cardíacas e câncer. A pandemia de Covid-19 trouxe também à tona a necessidade urgente de prevenção, já que pessoas com diabetes e obesidade correm maior risco de complicações ao contraírem o vírus.

No Brasil, 96 milhões de pessoas estão acima do peso. De modo geral, 20,3% da população acima de 18 anos das capitais brasileiras têm obesidade. Já entre crianças e adolescentes, quase 11% dos brasileiros de 5 a 19 anos vivem com a doença.

“Mais do que apenas fabricar e fornecer medicamentos que salvam vidas, a Novo Nordisk tem como objetivo atuar também na prevenção de doenças crônicas como o diabetes e a obesidade. Os números mostram que ambas doenças são desafios enormes para o Brasil, então ficamos muito satisfeitos de trazer esse desafio global para o país e estamos ansiosos em receber projetos sensacionais de organizações brasileiras”, declara Allan Finkel, vice-presidente corporativo e gerente geral da Novo Nordisk Brasil. 

Enfrentar o desafio do sistema alimentar é uma forma de contribuir para a prevenção da obesidade e o mundo deve agir coletivamente para criar ambientes alimentares mais saudáveis e sustentáveis.

“O que comemos está atualmente prejudicando a nossa saúde e o nosso planeta”, conta Gunhild A. Stordalen, fundador e presidente executivo da Fundação EAT. “Precisamos de novas soluções e parcerias que apoiem dietas saudáveis e sustentáveis para mudar o comportamento e o sistema alimentar” 

Com o “Desafio da Alimentação Saudável”, a Novo Nordisk e a Fundação EAT esperam identificar soluções que possam ser escaladas para promover ambientes alimentares mais saudáveis e sustentáveis para pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

“Alguns cidadãos têm acesso fácil e conveniente a alimentos frescos, saudáveis e acessíveis; outros não têm esse privilégio,” conta Allan Finkel. “O último ano realmente destacou a escala do desafio da obesidade e diabetes em todo o mundo e ressaltou porque a prevenção é uma parte importante no compromisso da nossa empresa. Nós queremos contribuir criando oportunidades iguais para tornar a escolha mais saudável de alimentação a opção mais fácil para todos”

O “Desafio da Alimentação Saudável” incluirá duas etapas de seleção entre fevereiro e setembro e uma rodada final em outubro, em que os três vencedores serão escolhidos. Acesse o site oficial do desafio (em inglês) para saber mais e fazer a sua inscrição. 

Assine nossa neswletter