Desafio Retoma Ceará vai premiar soluções para empreendedores impactados pela pandemia do coronavírus

23 de abril de 2020

Por Impacta Nordeste


Muitas iniciativas estão sendo criadas para contornar a crise econômica durante a pandemia do coronavírus no Brasil, visando principalmente pequenos e microempreendedores, que temem ver seus negócios gravemente prejudicados.

No Ceará, a empresária Ticiana Rolim, criadora do Somos Um, em conjunto com outros empreendedores, criaram o Desafio Retoma Ceará, logo após o início do isolamento social no estado. A iniciativa surge para ajudar empreendedores a minimizar problemas sociais agravados em função da pandemia e da quarentena do coronavírus.

O desafio é uma maratona online que busca desenvolver ideia inovadoras para criar uma nova economia mais justa e equilibrada, fazendo a roda da economia girar no Ceará. Os participantes devem desenvolver propostas que ajudem a criar soluções levando em consideração os impactos econômicos e sociais decorrentes dos efeitos do Coronavírus.

A iniciativa é realizada em parceria com o Ninna Hub e Grow+ e tem como objetivo ajudar os trabalhadores informais, microempreendedores individuais, profissionais liberais e microempresários a tornar seus negócios mais sustentáveis a partir das soluções apresentadas por gestores públicos, empresários, lideranças comunitárias e pessoas interessadas.

As propostas foram submetidas online na plataforma Somos Um e inseridas em algum dos temas abaixo:

  • economia informal
  • aspectos tributários
  • empreendedores informais e informalidade na economia
  • desburocratização da economia
  • ampliação e complementação da renda

As propostas foram enviadas entre os dias 14 e 17 de abril. As dez melhores propostas serão divulgadas no sábado (25) nas redes sociais da Somos Um. Os três vencedores serão anunciados no próximo dia 29 de abril. As três melhores propostas receberam 5, 3 e 2 mil reais respectivamente.

Sobre o Somos Um

O Somos Um é um negócio de impacto social que proporciona o empoderamento das pessoas. O negócio atua com fomento do Empreendedorismo Social, prioritariamente para mulheres e jovens. Sua abordagem é fundamentada em duas dimensões:

– Territorial: para gerar Impacto positivo em bairros e/ou comunidades em situação de vulnerabilidade social.

– Biopsicosocioespiritual: compreende o empreendedor como um ser humano integral, partindo do autoconhecimento para as esferas ambiental, econômica, social, espiritual e psíquica.

Para saber mais sobre o Somos Um, acesse o site oficial clicando aqui.

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!