Dia 03 de dezembro é Dia de Doar!

8 de novembro de 2019

Por Impacta Nordeste


O final do ano é costumeiramente lembrado como a época em que o espírito de solidariedade toma conta da vida das pessoas. Ao mesmo tempo, é o período em que o consumismo, na grande maioria das vezes, beira ao exagero.

É notório o aumento do número de campanhas sociais durante os meses de novembro e dezembro: são empresas, instituições e pessoas da sociedade civil que se engajam na arrecadação de brinquedos, alimentos e roupas para serem distribuídas entre dezenas de famílias carentes.

Para reforçar a ideia de que a generosidade precisa ser vista como algo sincero e prazeroso, e não apenas como forma de celebrar as festividades desta época, nasceu o Movimento Dia de Doar. 

Como surgiu o Movimento?

A iniciativa foi criada nos Estados Unidos em 2012 e desde então acontece sempre após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving) e a Black Friday. E a escolha da data tem uma explicação lógica: é uma forma de fazer uma “crítica” para o típico consumo desenfreado nesta época do ano.

O Movimento chamou a atenção rapidamente e foi adotado por mais de 50 países, incluindo o Brasil. Por aqui, a ação é promovida pelo Movimento Por Uma Cultura de Doação, união colaborativa de organizações e indivíduos que promovem o engajamento das pessoas com as causas e as organizações da sociedade civil.

A ideia do Movimento Dia de Doar é a democratização da filantropia, ou seja, fazer com que as pessoas acreditem que possuem, sim, condições e grande poder de transformar a vida de toda uma comunidade e que todo tipo de ajuda é mais do que bem vinda. 

Qualquer pessoa, empresa ou organização pode participar do Movimento. Para isso, basta acessar o site oficial e fazer o download do conteúdo desenvolvido especialmente para este dia, como posters e jingles, e criar a sua própria campanha social.

O Dia de Doar no Brasil

No Brasil o Dia de Doar começou em 2013, um ano depois da primeira edição, nos Estados Unidos, em 2012. A partir de 2014 o Brasil passou a fazer parte do movimento global, que hoje conta com 55 países participando oficialmente, e ações sendo realizadas em mais de 190. Este ano, o Dia de Doar vai acontecer no dia 03 de dezembro.

Em 2018 um ótimo exemplo veio do Nordeste. A campanha Abrace o Semiárido, promovida pela CEPFS (Centro de Educação Popular e Formação Social) foi umas das iniciativas participantes do Movimento. Cerca de 500 doadores participaram de uma ação para arrecadar recursos para a construção de cisternas de água e dar acesso a água potável para o consumo dos moradores do município de Teixeira, na Paraíba. A campanha teve o apoio de comerciantes locais, escolas, agricultores, escolas e de famílias que já foram beneficiadas pelo projeto.

Ficou interessado em participar deste dia inteiramente dedicado a solidariedade? Acesse agora mesmo o site oficial e fique por dentro de outras informações importantes sobre o evento.

Que conhecer organizações do Nordeste para apoiar? Clique aqui e veja o Mapeamento de ONGs no Portal Impacta Nordeste!