NegóciosResponsabilidade Social

Dia dos Negócios Sustentáveis mobiliza empresas para disseminação de práticas de sustentabilidade

2 mins de leitura

Por Impacta Nordeste


Ideia Sustentável, Rede Brasil do Pacto Global e Plataforma Liderança com Valores convidaram empresas do Brasil todo a participarem. Movimento lançou estudo inédito sobre as 11 grandes tendências de sustentabilidade que irão nortear o mundo empresarial pós-covid.

No último dia 14 de outubro, diversas empresas e organizações de todo o Brasil participaram do Dia dos Negócios Sustentáveis. A grande mobilização liderada pelas organizações Ideia Sustentável, Rede Brasil do Pacto Global e Plataforma Liderança com Valores convocou empresas a promoverem atividades de educação, comunicação, mobilização e articulação de seus públicos para a disseminação de práticas de sustentabilidade.

Segundo Ricardo Voltolini, CEO da Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores, “precisamos disseminar a mensagem de que a sustentabilidade é urgente e que pode ajudar a melhorar a gestão de negócios das empresas. É um conceito em ascensão, que vem sendo discutido no mundo inteiro, principalmente nos últimos 14 meses, e ganhou uma aceleração com a pandemia. “

Para Ricardo, todos estamos em uma situação de vulnerabilidade e incerteza em relação ao futuro. O CEO destacou ainda o surgimento de diversas iniciativas que nasceram para potencializar e multiplicar uma forma mais sustentável de fazer negócios: “Há duas grandes iniciativas muito importantes de mobilização: a #NãoVolte, promovida pelo Pacto Global, e o Imperative 21, que tem como lema o #redefinaocapitalismo, do Sistema B. Nós resolvemos nos juntar a esses movimentos para potencializar e multiplicar essa causa”

A data contou ainda com o lançamento online de um estudo inédito sobre as 11 grandes tendências de sustentabilidade, que irão nortear o mundo empresarial pós-covid. Você pode baixar o estudo acessando o site oficial do Dia dos Negócios Sustentáveis clicando aqui.

Para o Diretor Executivo da Rede Brasil do Pacto Global, Carlo Pereira, as empresas precisam se adaptar aos novos tempos até como questão de sobrevivência dos negócios. “Atualmente, as partes interessadas estão mais atentas aos aspectos socioambientais e de governança das empresas e reconhecem que boas práticas ESG trazem resultados financeiros. Há um reconhecimento de que propósito e lucro não são indissociáveis. Neste sentido, é imperativo que as empresas busquem mais conhecimento sobre tendências e princípios de sustentabilidade para adequar as suas operações às demandas do mercado. A conformidade com esta agenda é o que ditará a sobrevivência dos negócios nos próximos anos.”

Já para Carla Crippa, Vice Presidente da Ambev, “O Dia D é um momento que permite que pessoas e organizações tenham a oportunidade de ter mais consciência sobre a importância e urgência de se ter a sustentabilidade e o impacto social como prioridades nas ações do dia a dia.”

A partir das conclusões da pesquisa, foram elaborados 8 Princípios dos Negócios Sustentáveis. São eles:

  1. O mundo precisa de empresas capazes de colocar o propósito antes do lucro;
  2. O mundo precisa de empresas que tratem os humanos como humanos e não apenas recursos;
  3. O mundo precisa de empresas mais preocupadas em cooperar do que competir na construção de respostas para os dilemas da sociedade;
  4. O mundo precisa de empresas mais sensíveis à noção de interdependência;
  5. O mundo precisa de empresas mais éticas, cuidadoras e transparentes;
  6. O mundo precisa de empresas interessadas não só em zerar impactos, mas regenerar;
  7. O mundo precisa de empresas com mais líderes orientados por valores;
  8. O mundo precisa de empresas que sejam parte da solução e protagonistas de uma nova economia;

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!

Assine nossa neswletter