Doe Amor: iniciativa social potiguar reúne arquitetos para revitalizar o Lar da Vovozinha. Saiba como ajudar!

22 de janeiro de 2020

Por Impacta Nordeste


O Lar da Vovozinha é um abrigo para idosas ativo há mais de 30 anos em Natal, Rio Grande do Norte. Por ser uma instituição sem fins lucrativos e que sobrevive basicamente através das doações da população e parcerias com empresas da cidade, o espaço enfrenta diversos desafios.

Além das doações, a Secretaria Municipal de Trabalho e de Assistência Social (SEMTAS) contribui mensalmente com um pequeno valor, que é destinado ao pagamento dos 38 funcionários do Lar e assim garantir a assistência às idosas 24 horas por dia. Atualmente, o Lar da Vovozinha abriga 40 idosas.

O prédio onde está localizado o Lar da Vovozinha é antigo e necessita de reformas constantes para oferecer conforto e qualidade de vida às queridas “vovózinhas”. Para ajudar, a iniciativa social Doe Amor, formada por uma grande e engajada equipe de voluntários e idealizada pela psicóloga e arquiteta Mitia Medeiros, lançou um projeto de revitalização de todo o espaço, dando uma nova cara para a instituição.

Médicos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, arquitetos, advogados e engenheiros compõe a Doe Amor. Juntos, promovem diversos trabalhos sociais na capital potiguar voltados para pessoas em situação de rua e dependentes químicos, ações para crianças, jovens e idosos, revitalização de instituições carentes, além de palestras para mulheres em situação de violência doméstica e prevenção de suicídio.

Diversas empresas potiguares se juntaram a equipe do Doe Amor no projeto de revitalização do Lar da Vovozinha, como O Borrachão, Super Cola, Lizete Home Decor e Movew Móveis Planejados.

Reforma do espaço

Stefany Sabino, uma das arquitetas voluntárias do Doe Amor, conta que ela e mais três amigos também arquitetos se encantaram com a iniciativa do projeto e adotaram dois ambientes do abrigo para reformar, um quarto e um banheiro.

“Idealizamos um projeto de reforma com a finalidade de trazer mais vida para o espaço, utilizando uma paleta de cores específica nas paredes e mobiliário. Os tons foram escolhidos de acordo com o conceito da psicologia das cores: a cor rosa transmite afeto e pode ajudar a relaxar; o amarelo proporciona alegria e desperta a criatividade, elimina o cansaço e até alivia dores de cabeça; o verde pode influenciar na melhora da pressão arterial e na insônia permitindo uma boa noite de sono às vovós.”, explica Stefany.

Uma história pautada no amor e empatia 

O Lar da Vovozinha é uma das instituições sociais mais tradicionais de Natal. Em dezembro de 1952, um senhor chamado Antenor da Silva Barroso teve a ideia de construir um espaço voltado para ajudar pessoas necessitadas após sua esposa Edite ler para ele (Antenor era analfabeto), o livro sobre o apóstolo Paulo e os evangelhos de Cristo.

Com o apoio de amigos, fundou a associação Enviados de Jesus para arrecadar fundos e construir o Lar da Vovozinha, abrigo especial para mulheres idosas. Segundo Antenor, como as mulheres vivem mais do que os homens e, por isso, ficavam sozinhas mais cedo.

Durante o período de construção da associação, Seu Antenor reunia as crianças que moravam por perto embaixo de um pé de manga existente no terreno para ler passagens da Bíblia. Naquela época, ele também saía pelos bairros de Natal em um carro de som pedindo donativos para ajudar na obra do Lar. No alto-falantes, a canção “A Montanha”, de Roberto Carlos.

Em 25 de dezembro de 1981, Antenor inaugurava o Lar da Vovozinha. Na época, 56 idosas eram atendidas pelo abrigo e 11 funcionários trabalhavam no local. Mas, os pedidos para a manutenção do abrigo continuaram. Antenor deixava nas casas do bairro uma sacolinha de algodão cru com um pedido: “deposite aí o que puder para as vovozinhas.”.

Após decreto municipal que regulamentou o funcionamento das ILPIS, instituição de longa permanência para idosos, o Lar da Vovozinha passou a trabalhar para cumprir as normas estabelecidas. Hoje, o Lar possui espaço para acolher 40 idosas, sendo 15 vagas para a comunidade e 25 destinadas ao habitantes do município de Natal. 

Você também pode ajudar!

O projeto Doe Amor precisa de recursos para viabilizar a revitalização do Lar da Vovozinha. As doações podem ser desde materiais para as obras, como revestimento para piso e parede, espelhos, marcenaria, adornos para decoração, à enxoval. Após as obras concluídas, será realizada a Mostra de Arquitetura Social Doe Amor. O evento será aberto ao público e contará com um preço simbólico, revertido posteriormente em doações para o abrigo.

Se você tem interesse em contribuir com a iniciativa de reforma promovida pelo Doe Amor, entre em contato pelo Instagram (@projsocialdoeamor). Caso queira contribuir para o Lar da Vovozinha, entre em contato nos canais abaixo. As doações podem ser realizadas nas contas:

Reforma | Doe Amor
Bradesco
Agência: 0321
Conta Corrente: 2395-7
Titular: Stefany Catheryne Sabino da Silva
Banco do Brasil
Agência: 984-9
Conta Poupança: 28469-6
Titular: Amanda Maria de Lima Santana
LAR DA VOVOZINHA
Banco do Brasil –
Conta Corrente
Agência: 0716-1
Conta: 22.0199-2
Titular: Associação Espírita Enviados de Jesus
CNPJ: 08.430.951/0001-02

Lar da Vovozinha
Endereço: Avenida Antônio Basílio, 1264, Bairro Dix-Sept Rosado, Natal, RN.
Telefone: (084) 3223-1907
Facebook: https://pt-br.facebook.com/lardavovozinha

Gostou do nosso site? Siga o Impacta Nordeste, assine a nossa newsletter e compartilhe com os amigos!